Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Jordi Fernández faz história na madrugada de quinta-feira

David Olivares
Jordi Fernández, líder do Canadá nos Jogos Olímpicos de Paris-2024
Jordi Fernández, líder do Canadá nos Jogos Olímpicos de Paris-2024DAMIEN MEYER / AFP
Jordi Fernández, espanhol natural de Badalona, fez o seu nome a nível internacional treinando a seleção canadiana, com a qual conquistou o bronze no Campeonato do Mundo de 2023 e terminou em quinto lugar nos Jogos de Paris.

A partir desta temporada, Jordi Fernández combinou o seu cargo na equipa norte-americana com o de treinador principal dos Brooklyn Nets. Desta forma, torna-se o primeiro espanhol a treinar uma equipa da NBA.

O seu primeiro jogo será esta quinta-feira (00:30) no campo dos Atlanta Hawks. Tal como Fernando Martin fez em 1986, tornando-se o primeiro jogador espanhol da história (abriu caminho para Pau Gasol, Marc Gasol, Serge Ibaka, Jose Manuel Calderon, Ricky Rubio e companhia), Jordi Fernandez torna-se um pioneiro.

É também o terceiro treinador europeu a treinar na NBA.

"Quero poder mostrar aos jovens treinadores que há sempre uma oportunidade e um caminho para todos. Não tem de ser de uma forma específica. Tive sorte, mas, ao mesmo tempo, gostei muito da viagem", afirmou.

O assistente de Scariolo

Jordi Fernández começou no Sant Josep de Badalona, treinou na Noruega e nos Países Baixos, antes de se tornar assistente da seleção espanhola de sub-19, do Canton Charge da liga de desenvolvimento dos EUA e dos Cleveland Cavaliers.

No Eurobasket-2017, foi também treinador adjunto de Sergio Scariolo com a equipa nacional sénior de Espanha, tendo conquistado a medalha de bronze. Posteriormente, desempenhou as mesmas funções com os Denver Nuggets e os Sacramento Kings. É o treinador principal do Canadá desde 2023.

Apesar de se prever que os Brooklyn Nets fiquem em penúltimo lugar na NBA, o treinador não desanima.

"Nem sempre será perfeito, porque nunca é, mas até agora o grupo tem trabalhado muito bem e tem tentado fazer o que é melhor para a equipa e é nisso que me mantenho", afirmou.

Em Brooklyn, Jordi vai treinar Denis Schröder, Bojan Bogdanovic, Cam Thomas e Nic Claxton, entre outros.

Por último, Jordi não esconde o seu orgulho em representar a Espanha na NBA.

"É uma honra representar o basquetebol espanhol, catalão e de Badalona", assumiu.