Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Lakers eliminados pelos Nuggets (108-106), OKC apuram-se (89-97), Celtics vencem (88-102)

Eliott Lafleur, com AFP
Nuggets deixaram Lakers pelo caminho
Nuggets deixaram Lakers pelo caminhoMATTHEW STOCKMAN/Getty Images via AFP
Os Los Angeles Lakers de LeBron James foram eliminados pelos campeões Denver Nuggets na primeira ronda dos play-offs (4-1), após a vitória dos Nuggets por 108-106, no Colorado. Os OKC seguiram em frente e tornaram-se na equipa mais jovem da história da NBA a passar uma série dos play-offs, enquanto os Boston Celtics ganharam vantagem sobre os Miami Heat, num jogo marcado pela lesão de Porzingis.

Denver Nuggets 108-106 Los Angeles Lakers

Aos 39 anos e na sua 21.ª época na NBA, é apenas a segunda vez na sua carreira que James é eliminado dos play-offs na primeira ronda. No ano passado, os Lakers foram varridos por Denver (4-0) na final da Conferência Oeste.

A prestigiada franquia de Los Angeles, que venceu a nova Taça da NBA em dezembro, voltou a ter dificuldades na época regular de 2023/24, passando por dificuldades para chegar aos play-offs.

Esta madrugada, foi mais uma vez o base Jamal Murray, tal como no jogo 2 da série, que fez o lançamento decisivo a três segundos do fim, para um total de 32 pontos, apesar de mais um grande jogo de LeBron James (30 pontos, 9 ressaltos, 11 assistências).

LeBron James tem uma opção de contrato que pode ativar até 29 de junho para jogar mais um ano com os Lakers.

Campeão do ano passado, Denver vai defrontar os Minnesota Timberwolves, que derrotaram os Phoenix Suns por 4-0.

New Orleans Pelicans 89-97 Oklahoma City Thunder

Os Thunder derrotaram os New Orleans Pelicans por 89-97 e passaram à primeira fase dos play-offs pela primeira vez desde 2016, tornando-se também na equipa mais jovem da história a vencer uma série nos play-offs da NBA.

O base canadiano Shai Gilgeous-Alexander, finalista do prémio MVP, voltou a ser o melhor marcador da sua equipa com 24 pontos, os mesmos que o poste Jalen Williams, que liderou o último arranque com 11 pontos no quarto período.

O rookie Chet Holmgren, terceiro pilar da equipa, terminou com 14 pontos, nove ressaltos e cinco assistências.

Os Pelicans deram luta perante o seu público até meio do quarto período, altura em que atiraram a toalha ao chão numa série em que tiveram dificuldades devido à lesão da estrela Zion Williamson.

Brandon Ingram voltou a falhar na liderança dos visitantes, não conseguindo atingir os dois dígitos e com um registo de acerto de dois lançamentos em 14 tentativas.

CJ McCollum e Jonas Valanciunas - 20 e 19 pontos, respetivamente - comandaram o ataque da equipa.

Sob a direção de Mark Daigneault, nomeado Treinador do Ano no domingo, Oklahoma vai disputar as meias-finais do Oeste contra o vencedor do confronto entre os Los Angeles Clippers e os Dallas Mavericks, que está empatado a dois.

Miami Heat 88-102 Boston Celtics

Os Celtics terão a sua primeira hipótese de eliminar os atuais vice-campeões na próxima quarta-feira, diante dos seus adeptos.

O ponto negativo da vitória foi a saída, no intervalo, do letão Kristaps Porzingis com uma lesão no gémeo que exigirá novos exames.

O base Derrick White liderou a sua equipa com 38 pontos e oito triplos, um recorde na sua carreira, enquanto Jayson Tatum terminou com 20 pontos, 11 ressaltos e várias jogadas espetaculares, incluindo um afundanço feroz no último quarto que surpreendeu o público do Kaseya Center.

Num camarote dentro do campo estava Messi, acompanhado por um dos seus filhos e pelos colegas de equipa e amigos do Inter Miami Luis Suárez, Sergio Busquets e Jordi Alba.

Pelo lado dos anfitriões, Bam Adebayo marcou 25 pontos e fez 17 roubos de bola. O rookie mexicano-americano Jaime Jaquez Jr., no entanto, ficou com apenas nove pontos em apenas 22 minutos em quadra.

Boston deu aos Heat uma segunda derrota pesada consecutiva, que foi duramente atingida pela ausência durante os play-offs de Jimmy Butler e do base Terry Rozier, duas das suas melhores armas ofensivas.

A equipa de Erik Spoelstra também não conseguiu repetir a espetacular pontaria exterior que a levou à única vitória no jogo 2. A estatística dos lançamentos de três pontos tem vindo a cair para uns escassos nove em 33 tentativas (27,3%).

Os visitantes, por outro lado, começaram com um cerco liderado por Derrick White, que comandou a primeira parte com 22 pontos e seis lançamentos da linha de 6,75m.

Dois minutos antes do intervalo, Porzingis lesionou-se numa jogada sem contacto e rapidamente levantou a mão para pedir para ser substituído. Pouco depois, Boston informou que o jogador estava a sofrer de um problema na perna direita. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, o letão passará por mais exames na terça-feira, mas as primeiras indicações não apontam a um cenário de gravidade extrema, como uma lesão no tendão de Aquiles.

A equipa da casa também não se deixou abater quando Kristaps abandonou a quadra e os homens de Joe Mazzulla continuaram a acertar de longa distância para obter uma vantagem de quase três dezenas (75-47), levando o público a abandonar o jogo poucos minutos antes do final.