NBA: Luka Doncic é o legítimo sucessor de Dirk Nowitzki?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Luka Doncic é o legítimo sucessor de Dirk Nowitzki?

Luka Doncic e os Dallas Mavericks estão nas finais da NBA.
Luka Doncic e os Dallas Mavericks estão nas finais da NBA.Profimedia
Luka Doncic é a nova cara dos Dallas Mavericks e já é melhor do que Dirk Nowitzki. Pelo menos Jason Kidd e Mark Cuban não têm dúvidas quanto a isso.

Luka Doncic encosta-se casualmente à parede do pavilhão. Com um troféu na mão direita e uma lata de cerveja na esquerda, quis festejar a chegada à final da NBA. Para incómodo de Michael Finley. O vice-presidente dos Dallas Mavericks tirou a bebida da mão da sua estrela com um olhar severo, e Doncic fez uma ligeira careta de irritação.

É difícil imaginar que as câmaras pudessem ter apanhado Dirk Nowitzki num momento destes. O natural de Würzburg sempre foi considerado um profissional exemplar, mantinha uma dieta rigorosa e era muito diferente do sucessor, e não apenas neste aspeto. No entanto, Doncic é um jogador de basquetebol brilhante e o esloveno está a disputar o título. 13 anos depois de Nowitzki ter dado ao Dallas o seu único título até à data.

Com 25 anos, o esloveno não está apenas a seguir as pisadas do ícone do clube. "Estou muito zangado. Ele está a bater todos os meus recordes", disse recentemente Nowitzki em tom de brincadeira, porque adora o novo herói dos Mavs: "Pode fazer tudo, é o pacote completo. Todos os anos digo: este miúdo não pode melhorar. E depois ele volta no ano seguinte com mais alguma coisa no seu repertório".

Melhor do que Nowitzki?

E assim aconteceu o que ninguém teria pensado ser possível no passado. Mark Cuban, proprietário de longa data da franquia, elevou o atual base de Dallas acima de Nowitzki. "Sim", respondeu o multimilionário quando lhe perguntaram se Doncic era melhor. Mas isso não teve nada a ver com falta de respeito ("Dirk sabe que o adoro de morte"). A reação de Nowitzki: "Felizmente, o Mark não percebe nada de basquetebol, por isso não sabe o que está a ver".

Como em muitas outras coisas, o jogador de 45 anos não estava a falar a sério. Como conselheiro dos Mavericks, ele conhece a classe do novo líder. Doncic foi o melhor marcador da NBA na época principal com uma média de 33,9 pontos, teve 21 triplos-duplos e marcou 73 pontos em janeiro, o quarto maior total da história da liga. Só Wilt Chamberlain (100 e 78) e Kobe Bryant (81) foram melhores.

O facto de terem regressado aos play-offs pela primeira vez desde os grandes feitos de Nowitzki em 2011 - a série contra os Boston Celtics começa na quinta-feira - tem muito a ver com Doncic. "Ele ainda nem sequer começou a arranhar a superfície daquilo de que é capaz", disse Cuban no outono.

E o treinador de Dallas, Jason Kidd, que já foi campeão da NBA ao lado de Nowitzki, foi ainda mais longe. "Ele está ao nível de MJ (Michael Jordan), o melhor que alguma vez existiu. O que este jovem está a fazer é algo que Dallas nunca viu antes. Ele é melhor do que Dirk".

Nowitzki não pode superar isso. Até o facto de Doncic ter a sua própria canção. Chama-se "Halleluka" e é baseada na mundialmente famosa "Hallelujah" de Leonard Cohen. A letra fala de um "rapaz maravilha" que as outras equipas não teriam desejado. Doncic foi escolhido em terceiro lugar por Dallas em 2018. Phoenix e Sacramento perderam o "Newitzki" na altura.