Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Mavericks afastam Timberwolves e marcam encontro com os Celtics na final (103-124)

AFP
Os Mavericks continuam a sua busca pelo anel.
Os Mavericks continuam a sua busca pelo anel.AFP
Com atuações fantásticas dos astros Luka Doncic e Kyrie Irving, os Dallas Mavericks derrotaram os Timberwolves e conquistaram o título da Conferência Oeste, dando o passo rumo à grande final da liga norte-americana de basquetebol (NBA).

Recorde as incidências da partida

Os Mavericks venceram por 4-1 na melhor de sete jogos e voltaram às finais da NBA pela primeira vez desde que conquistaram o título em 2011.

Doncic liderou o caminho para a vitória depois de marcar 20 pontos no primeiro quarto para ajudar os anfitriões a conquistar o seu terceiro título do Oeste (depois de vencer em 2006 e 2011).

O esloveno, finalista do prémio de Jogador Mais Valioso esta época, superou o esforço coletivo do conjunto de Minnesota, que se encontrava a perder por 35-19 após o primeiro período.

"Isto é de toda a equipa, não é só meu. Significa muito, vamos às finais da NBA e eu ainda não consigo acreditar", disse Doncic. "A minha cabeça estava em liderar o caminho, sabia que ia ter um duplo-duplo e tínhamos de nos dedicar a jogar basquetebol", acrescentou.

A linha final de Doncic deixou-o com 36 pontos, 10 ressaltos e quatro assistências. Juntamente com Irving, combinaram 72 pontos em frente ao aro.

"É preciso aproveitar o momento e perceber o que é preciso para chegar a este ponto, nada é garantido nesta liga", disse Kyrie, que já disputou as finais da NBA quatro vezes.

"Não o teríamos conseguido sem o esforço de todo o ano, esta é a recompensa. Somos uma grande equipa, não se trata apenas do trabalho que fizemos com o Luka", acrescentou.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaFlashscore

Sem problemas para os Mavs

No terceiro período, a equipa da casa chegou a ter uma vantagem de 36 pontos. Os Minnesota Timberwolves reagiram no último período, à beira da eliminação, e reduziram a diferença para 21 pontos, mas, a pouco menos de três minutos do fim, os dois treinadores fizeram entrar as segundas linhas com o jogo encerrado.

"Este grupo tem uma ligação especial", disse Jason Kidd. "Estamos a jogar a um nível elevado, mas este é um grupo especial com uma ligação dentro e fora do campo", acrescentou.

Karl-Anthony Towns terminou o jogo com um duplo-duplo de 28 pontos e 12 ressaltos, enquanto Anthony Edwards contribuiu com 28 pontos, nove ressaltos e seis assistências importantes.

No caminho para as finais da NBA, os Dallas Mavericks derrotram os LA Clippers, por 4-2, na primeira ronda, os Oklahoma City Thunder, por 4-2, nas meias-finais da conferência e, esta noite, conquistaram uma vitória, por 4-1, sobre o seu último adversário.

Em 2024, os Mavs procuram o seu segundo título na melhor liga de basquetebol do planeta, desta vez vencendo os Celtics. O primeiro jogo contra os campeões será disputado a 6 de junho no TD Garden, em Boston, Massachusetts.