NBA: Mavericks batem Timberwolves e assumem liderança da série no Oeste (105-108)
Minnesota Timberwolves 105-108 Dallas Mavericks
O esloveno, que marcou 15 dos seus 33 pontos no último quarto, decidiu um jogo extremamente renhido em Minneapolis, sem que nenhuma das equipas tivesse uma vantagem de dois dígitos.
"Tivemos de trabalhar muito para conseguir esta (vitória). Mas é apenas uma, temos mais três pela frente", sublinhou.
A ligação da dupla ofensiva mais rápida da NBA acabou por desmantelar a melhor defesa da liga.
O experiente Irving dominou a primeira parte com 24 pontos para um máximo pessoal de 30, dando o mote a uns Mavericks que procuram a sua primeira final desde 2011.
Após o jogo, Kyrie reconheceu que os recentes comentários da jovem estrela de Minnesota, Anthony Edwards, o levaram a iniciar o duelo de forma mais agressiva.
"Usei isso como motivação. Estava sentado em casa e vi-o dizer que me ia parar, mas essa é uma mentalidade destemida e é isso que eu gosto nele", explicou.
Os Timberwolves, que disputam a sua primeira final de conferência em uma década, sofreram com uma noite fraca tanto de Edwards quanto de seu outro destaque ofensivo, o dominicano-americano Karl-Anthony Towns.
Edwards, a sensação de 22 anos dos play-offs, não conseguiu mais do que 19 pontos e Towns 16, enquanto o poste Jaden McDaniels continuou a sua boa forma, com 24 pontos e seis triplos.
Os anfitriões perderam a vantagem de jogar em casa para os Mavs, mas mostraram nestes play-offs que se sentem muito mais confortáveis fora de casa, como provaram no domingo ao derrotarem os Denver Nuggets.
A equipa de Chris Finch, que recebe o segundo jogo na sexta-feira, ganhou cinco dos seis jogos que disputou até agora fora do Target Center.
O vencedor desta série enfrentará os Indiana Pacers ou os Boston Celtics, que conquistaram a primeira vitória na série do Este na terça-feira, pelo anel.
Inversão de papéis
K. Irving foi a estrela do primeiro tempo em Minneapolis. O base, que teve uma média de apenas seis pontos nos dois primeiros quartos dos play-offs, marcou 24, desta vez com um aproveitamento quase infalível de 11/14 lançamentos de quadra.
Uma figura-chave no anel dos Cavaliers de LeBron James em 2016, o antigo jogador dos Nets assumiu o comando dos Mavs desde o início como o jogador mais experiente nesta altura dos play-offs.
"Ele começou muito forte. Sem ele, possivelmente estaríamos a perder 20 pontos ao intervalo", reconheceu Doncic. "Eu ajudei-o na segunda parte. Desta vez, trocámos de papéis", acrescentou.
Liderado pela sua dupla de estrelas, o ataque de Dallas fluía, mas os Timberwolves não se deixavam abater.
Jaden McDaniels, a arma secreta de Minnesota para os play-offs, foi para os balneários com 19 pontos em cinco dos seus seis triplos.
O jogo foi para o intervalo com apenas três pontos de diferença entre os Timberwolves (62-59) e continuou equilibrado mesmo depois de uma sequência de 0-13 de Dallas no quarto período, com sete pontos consecutivos de Luka.
A. Edwards apareceu pela primeira vez para estancar a hemorragia e a reta final transformou-se numa emocionante troca de cestos em que prevaleceu o talento da estrela dos Mavs.