Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Mavericks confirmaram Thompson num negócio histórico com seis equipas

Klay Thompson ao serviço dos Warriors
Klay Thompson ao serviço dos WarriorsGetty Images via AFP
O base californiano de 34 anos esteve envolvido na primeira troca com seis equipas na história da NBA. Vai tentar ajudar o conjunto texano a atingir o título.

Tudo chega ao fim, e não menos importante a história de Klay Thompson com os Golden State Warriors. Os Dallas Mavericks anunciaram esta manhã que o tetracampeão da NBA se juntou às suas fileiras, assinando um contrato de três épocas e 50 milhões de dólares (46 milhões de euros) com os texanos.

A saída do jogador natural de Los Angeles põe fim à dinastia da equipa da Bay Area de São Francisco, que começou em 2015 com o primeiro título e foi coroada com o quarto em 2022. Draymond Green (34 anos) e, sobretudo, Stephen Curry (36 anos), a outra metade da dupla baptizada de Splash Brothers pela sua capacidade de marcar um grande número de triplos, despedem-se de uma parte fundamental da carreira profissional e de um amigo.

Apesar da nostalgia, o espetáculo tem de continuar. A equipa de Steve Kerr quer voltar ao topo e, com esse objetivo em mente, sabia que era necessária uma grande mudança. Isso levou, pela primeira vez na história da liga, a uma troca envolvendo seis franquias diferentes.

Dallas, Golden State, Charlotte, Denver, Minnesota e Philadelphia foram as equipas envolvidas na troca, que envolveu cinco jogadores, seis jogadores de segunda ronda de diferentes drafts e dinheiro. Enquanto Thompson se juntou aos Mavericks, Reggie Jackson (34 anos) e Josh Green (23 anos) foram para os Hornets, vindos do Colorado e do Texas, respetivamente.

Confira o que cada equipa recebeu

Dallas Mavericks: Klay Thompson e uma escolha de segunda ronda do Draft 2025

Minnesota Timberwolves: Escolha de segunda ronda dos drafts de 2025 e 2031, mais dinheiro;

Golden State Warriors: Kyle Anderson e Buddy Hield;

Denver Nuggets: Dinheiro;

Charlotte Hornets: Josh Green, Reggie Jackson e escolhas de segunda ronda dos drafts de 2029 e 2030;

Philadelphia 76ers: Escolha de segunda ronda do draft 2031.

Warriors em reconstrução

Os Warriors, por sua vez, acrescentam um arsenal de longo alcance com Buddy Hield , o segundo melhor triplista da NBA desde 2017. O primeiro já é conhecido de todos: um tal Stephen Curry, o homem com mais cestos de sempre de fora do arco. Ele vem dos 76ers, que recentemente adquiriram os serviços de Paul George (34).

Em segundo lugar, a equipa da Bay Area reforça o seu plantel com o internacional chinês Kyle Anderson. O extremo vem de uma grande temporada com os Timberwolves, mas não foi renovado. O seu papel será o de reforçar a defesa do perímetro e ajudar a construir o ataque.

Muitas movimentações no início do mercado e grandes nomes envolvidos. Klay Thompson deverá ser uma adição positiva no caminho de Dallas para a glória, mas resta saber como se enquadra numa equipa onde Luka Doncic (25 anos) e Kyrie Irving (32 anos) fazem muitos lançamentos. Por outro lado, há sempre a questão de saber se ele respeitará o seu físico.