NBA: Mavericks esmagam Clippers e avançam (114-101), Magic forçam jogo sete com Cavs (103-96)
Dallas Mavericks 114-101 Los Angeles Clippers
A equipa do Texas vai enfrentar os Oklahoma City Thunder nas meias-finais da Conferência Oeste.
Na sexta-feira, os Mavericks não desperdiçaram uma grande oportunidade para derrotar os Clippers, que voltaram a não contar com o seu líder, Kawhi Leonard, e conseguiram uma vitória imponente em casa.
Na ausência de Kawhi, que apenas disputou dois jogos da série devido a problemas no joelho, as prestações de Paul George (18 pontos e 11 ressaltos) e James Harden (16 pontos e 13 assistências) não foram suficientes para o conjunto de LA.
Pela equipa da casa, Luka Doncic somou 28 pontos e 13 assistências para se vingar dos Clippers pelas eliminações na primeira fase em 2020 e 2021.
Por seu lado, Irving, que tinha apenas dois pontos ao intervalo, acordou com uma grande segunda parte em que comandou a aceleração decisiva dos anfitriões, que não tiveram problemas na reta final, com lideranças de até 24 pontos.
Orlando Magic 103-96 Cleveland Cavaliers
O sétimo e último jogo será disputado no domingo, em Cleveland, onde será determinado o próximo adversário dos Boston Celtics. A outra meia-final da conferência será disputada entre os New York Knicks e os Indiana Pacers.
Em Orlando, os Cavaliers tiveram a oportunidade de vencer a série graças a Donovan Mitchell, que teve um desempenho espetacular - mais quatro ressaltos e o mesmo número de assistências.
Mitchell, que marcou mais de 50% dos pontos, teve o seu melhor desempenho na série, que foimuito disputada, apesar de alguns problemas no joelho, para os quais foi tratado no balneário.
O base Darius Garland marcou 21 pontos para uma equipa que não contou com Jarrett Allen devido a uma lesão nas costelas.
Os Cavs lideravam nos últimos cinco minutos, mas Paolo Banchero reapareceu para salvar os Magic.
O poste All-Star, melhor marcador da equipa da casa (27), converteu um lançamento de três pontos para fazer 92-89 a favor dos anfitriões e aumentou a vantagem após um bloco de Wendell Carter Jr. sobre Donovan.
Garland facilitou a vitória ao cometer uma violação de tempo para atravessar o meio da quadra, permitindo que a sua equipa selasse a vitória da linha de lance livre.