NBA: Mavs empatam série (93-96), Timberwolves batem Suns (105-93), Bucks perdem (108-125)
Los Angeles Clippers 93-96 Dallas Mavericks
Dallas conseguiu uma vitória difícil fora de casa, apesar do regresso de Kawhi Leonard nos Clippers, que esteve afastado durante três semanas com problemas no joelho.
Luka Doncic fez 32 pontos, meia dúzia de ressaltos e nove assistências, tendo estado sentado no banco apenas dois minutos. Kyrie Irving seguiu-o com 23 pontos, representando 57% da pontuação dos texanos entre si.
Os comandados de Jason Kidd precisavam de uma vitória para não ficarem na corda bamba nos dois jogos que vão realizar na sexta-feira e no domingo. É de salientar que ainda têm vivas as memórias das duas eliminações na primeira ronda para os Clippers em 2020 e 2021.
James Harden e Paul George, com 22 pontos cada um, foram os responsáveis pela carga ofensiva da equipa da casa, enquanto a estrela da casa, Kawhi Leonard, teve dificuldades e terminou com 15 pontos, para além de uma marca de 7/17 nos lançamentos de campo.
O jogo foi tenso e equilibrado até os Mavs marcarem 12 pontos consecutivos, dando-lhes uma pequena vantagem a seis minutos do fim.
Dois cestos de Paul George e Ivica Zubac colocaram os Mavs a três pontos, a dois minutos e meio do fim, mas um triplo de Maxi Kleber e outro de Doncic, o quinto da sua extraordinária noite, selaram a vitória dos visitantes.
Minnesota Timberwolves 105-93 Phoenix Suns
Os Suns, que fizeram uma grande aposta nesta temporada com a mega-compra de Bradley Beal, terão de reagir nos dois próximos jogos dos play-offs, que serão disputados na sexta-feira e no domingo.
Neste momento,o Big 3 de Kevin Durant (18) e Devin Booker (20), duas estrelas selecionadas para os Jogos Olímpicos, e Bradley Beal (14) não estão a jogar ao nível esperado na sua estreia nos play-offs.
O trio acertou um total de 40% dos lançamentos (18/45) e cometeu 12 turnovers, um desempenho que deve melhorar drasticamente contra um adversário com um arsenal mais amplo e variado.
Se o jovem Anthony Edwards foi a estrela da vitória inaugural de sábado, com 33 pontos, desta vez foi um secundário, o poste Jaden McDaniels, o melhor marcador de Minnesota, com 25.
Edwards, que esteve limitado a 15 pontos, não foi certeiro nos lançamentos (3/12), mas voltou a deixar várias ações espectaculares quando foi defendido pelo seu ídolo Kevin Durant.
Rudy Gobert (18 pontos e nove ressaltos) e Karl-Anthony Towns (12P e 8R), com problemas de faltas desde o primeiro quarto, não encontraram oposição contra a falta de centímetros e quilos dos homens altos de Phoenix.
O duelo no Target Center, em Minneapolis, manteve-se equilibrado até que a equipa da casa conseguiu uma vantagem de 12-0 no final do terceiro período e passou a dispor de uma vantagem máxima de 19 pontos.
Com os Suns incapazes de reagir, o último quarto foi uma festa para os adeptos dos Timberwolves, que esperam superar uma ronda de play-off pela primeira vez desde 2004.
Milwaukee Bucks 108-125 Indiana Pacers
A franquia de Indiana conquistou a sua primeira vitória em casa dos Milwaukee Bucks, que ainda não contam com o seu principal jogador, Giannis Antetokounmpo.
O grego, duas vezes MVP da liga, sofreu uma lesão no gémeo no final da temporada regular e não se sabe quando poderá jogar.
Damian Lillard voltou a levar os Bucks às costas, com 20 dos primeiros 34 pontos da sua equipa, mas a ajuda de que precisava para manter o ritmo nunca chegou.
O base terminou com 34 pontos e seis triplos, numa atuação ofuscada pelo camaronês Pascal Siakam, que levou os visitantes à vitória (37 pontos e 11 ressaltos).
O base Tyrese Haliburton, outro membro da nova Dream Team para os Jogos Olímpicos de Paris, melhorou com 12 pontos e 12 assistências, mas ficou aquém das expectativas nos primeiros play-offs da sua carreira.
Os Pacers deram o empurrão final com uma corrida de 20-4 que lhes deu uma vantagem de 20 pontos a seis minutos do fim.
Para o conjunto de Indiana, que vai receber os próximos dois jogos na sexta-feira e no domingo, foi a sua primeira vitória nos play-offs desde 2018.