NBA: Maxey segura os Sixers (106-112) e Bucks sobrevivem frente aos Pacers (115-92)
New York Knicks 106-112 Philadelphia 76ers (após prolongamento)
Maxey fez com que os Sixers recuperassem da derrota no quarto período com uma explosão de lançamentos no final , antes de dominarem o prolongamento para garantir um jogo seis em Filadélfia.
Os Knicks, que lideram a série mélhor de sete por 3-1 à entrada para o jogo de terça-feira, pareciam estar prontos para dar a machadada final depois de Jalen Brunson ter ajudado os segundos classificados da fase regular a ganhar uma vantagem de seis pontos a 29 segundos do fim do quarto período. Mas Maxey acertou um triplo e, em seguida, acertou um impressionante lançamento desde o logotipo a nove segundos do fim, levando um duelo emocionante para a prorrogação.
Parecia que os Knicks tinham recuperado a iniciativa depois de Brunson ter marcado cinco pontos para dar a Nova Iorque uma vantagem de cinco pontos perante um Madison Square Garden em delírio.
Mas Maxey e o MVP da NBA Joel Embiid tinham outras ideias, lançando uma sequência de 9-0 para dar aos Sixers uma vantagem de 106-102. Os Knicks recuperaram a vantagem para 106-106, mas os Sixers reagruparam-se e voltaram a afastar-se para selar a vitória.
"A época estava em jogo, lutámos durante 53 minutos e nunca desistimos", disse Maxey: "Mesmo quando estávamos a perder no final, os rapazes ainda foram lá e fizeram jogadas, isso foi muito importante."
Um Maxey animado podia ser visto a rugir em desafio depois de ajudar os Sixers a levar o jogo para o prolongamento no quarto período.
"Eu estava a dizer algumas coisas que a minha avó provavelmente não iria gostar", admitiu: "Sou um tipo feliz, mas detesto perder."
Os 46 pontos de Maxey incluíram sete triplos, enquanto Embiid registou um triplo-duplo de 19 pontos, 16 ressaltos e 10 ressaltos. Tobias Harris somou 19 pontos para os Sixers, enquanto Kelly Oubre Jr. terminou com 14.
Brunson liderou a pontuação de Nova Iorque com 40 pontos, enquanto Josh Hart teve 18 e O .G. Anunoby 17.
O jogo 6 será em Filadélfia, na quinta-feira.
Milwaukee Bucks 115-92 Indiana Pacers
Noutros jogos, os Milwaukee Bucks, que sofrem com lesões, mantiveram-se à tona ao derrotar os Indiana Pacers e prolongaram a série para o Jogo 6.
Milwaukee, que perdia por 3-1 e não contava com as estrelas Giannis Antetokounmpo e Damian Lillard, lesionados, parecia estar a caminho de uma saída precoce da pós-temporada depois de Indiana abrir uma vantagem de 31-23 no primeiro período. Mas os Bucks soltaram-se no segundo e terceiro períodos, ultrapassando Indiana por 64-36 e assumindo o controlo.
Khris Middleton e Bobby Portis lideraram o Milwaukee com 29 pontos cada, enquanto Malik Beasley somou 18.
Tyrese Haliburton foi o melhor marcador do Indiana, com 16 pontos, mas teve uma noite frustrante contra uma excelente defesa do Milwaukee.
O jogo 6 realiza-se em Indiana, na quinta-feira.
Cleveland Cavaliers 104-103 Orlando Magic
Em Cleveland, Donovan Mitchell marcou 28 pontos - 14 dos quais no quarto período - e os Cavaliers conseguiram uma vitória sobre os Orlando Magic, ficando com uma vantagem de 3-2 na série da primeira ronda da Conferência Este.
Orlando tinha recuperado de uma desvantagem de 2-0 para empatar a eliminatória, depois de ter vencido os jogos 3 e 4 na Flórida. Mas a equipa de Cleveland foi melhor para garantir que regressa a Orlando para o jogo 6, na sexta-feira, com hipóteses de vencer a série.
"Não vai ser bonito, mas são os play-offs", disse Mitchell após a vitória do Cleveland: "O quarto período - é isso que eu faço. Mas tenho de jogar melhor pelo meu grupo. Jogámos bem em casa como um grupo. Agora temos de ir para lá num ambiente hostil e fazer o que nos compete."
Paolo Banchero liderou os marcadores de Orlando com 39 pontos, oito ressaltos e quatro assistências.