Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Neemias Queta brilha a titular na derrota dos Celtics (112-118), Cavaliers fazem história (122-131)

Rodrigo Coimbra c/AFP
Neemias em ação contra os Warriors
Neemias em ação contra os WarriorsAdam Glanzman / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Com o internacional português Neemias Queta a titular pelo segundo jogo consecutivo, os Boston Celtics somaram a primeira derrota caseira da temporada, muito por culpa de Stephen Curry, que chegou a travar alguns duelos interessantes com o português. Numa madrugada recheada de emoções, nota ainda para o 9.º triunfo consecutivo dos Cleveland Cavaliers (122-131) e para os 39 pontos somados por LeBron James na derrota dos Lakers (131-114).

Boston Celtics 112-118 Golden State Warriors

Neemias Queta voltou a merecer a confiança do treinador dos Celtics e fez parte do cinco inicial do conjunto de Boston, tendo somado 14 pontos (seis em 11 nos lançamentos de campo e dois em quatro nos lances livres) e oito ressaltos, cinco dos quais ofensivos (melhor da equipa) e dois desarmes de lançamento, com particular destaque para algumas ações contra Curry, um dos melhores basquetebolistas do planeta. No entanto, o português não conseguiu evitar o desaire dos Celtics.

A aproveitar bem a ausência por lesão do letão Kristaps Porzingis, o poste português conseguiu mais um máximo de carreira, ao estar 28.09 minutos em campo, marcando os dois primeiros pontos do encontro, com um alley hoop. No quarto período, o português foi o motor da aproximação da recuperação dos C's com uma série de jogadas importantes e consecutivos, incluindo dois afundanços e o desarme de lançamento a Curry acima mencionado.

A sétima vitória da equipa visitante na época e a quinta consecutiva aconteceu num jogo em que a sua maior vantagem chegou a ser de 14 pontos. Ainda assim, foi o esforço defensivo que fechou a porta para os Celtics no final.

O treinador dos Warriors, Steve Kerr, medalha de ouro com os Estados Unidos em Paris-2024, visitou os Celtics pela primeira vez no meio da polémica sobre a falta de participação de Jayson Tatum nos Jogos Olímpicos. Tatum, de 26 anos, esqueceu a polémica e marcou 32 pontos, incluindo cinco triplos.

Contas feitas, os Boston Celtics sofreram a segunda derrota em nove jogos e são segundos classificados na Conferência Oeste, enquanto os Warriors, com sete vitórias e uma derrota, são terceiros a Oeste, com o mesmo registo de Phoenix Suns (primeiros) e Oklahoma City Thunder (segundos).

New Orleans Pelicans 122-131 Cleveland Cavaliers

Os Cleveland Cavaliers abriram a época com nove vitórias consecutivas, pela primeira vez nos seus 55 anos de história, com um triunfo sobre os dizimados New Orleans Pelicans. Donovan Mitchell foi o melhor marcador do conjunto de Cleveland, com 29 pontos, incluindo três triplos.

Seis jogadores marcaram dois dígitos de pontos para os visitantes. Os Pelicans chegaram a estar a ganhar por doze pontos no segundo período, mas os Cavaliers conseguiram recuperar ainda antes do intervalo até à vitória no final. 

Memphis Grizzlies 131-114 Los Angeles Lakers

Em Memphis, LeBron James marcou 39 pontos, mas não conseguiu evitar que os Los Angeles Lakers perdessem para os Grizzlies. Foi a quarta derrota da temporada para o conjunto de LA.

Atlanta Hawks 121-116 New York Knicks

O dominicano Karl-Anthony Towns teve mais um noite brilhante com 34 pontos e 16 ressaltos, mas os New York Knicks não conseguiram vencer os Atlanta Hawks e sofreram sua quarta derrota da temporada.

Trae Young completou um duplo-duplo com 23 pontos e 10 assistências, enquanto Jalen Johnson somou 23 pontos e 15 ressaltos.

Indiana Pacers 118-111 Orlando Magic

Noutro resultado, os Indiana Pacers venceram os Orlando Magic, num jogo em que o canadiano Bennedict Mathurin foi o melhor marcador dos Pacers, com 20 pontos.

Foi a quarta derrota consecutiva da equipa de Orlando, na sequência de uma lesão muscular de Paolo Blanchero.

Outros resultados:

Charlotte Hornets 108-107 Detroit Pistons

Houston Rockets 127-100 San Antonio Spurs

Dallas Mavericks 119-99 Chicago Bulls

Denver Nuggets 124-122 Oklahoma City Thunder

Phoenix Suns 115-112 Miami Heat

Los Angeles Clippers 110-98 Philadelphia 76ers

Sacramento Kings 122-107 Toronto Raptors