Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Neemias Queta na derrota dos Celtics, Steph Curry vence no reencontro com Klay Thompson

AFP
Klay Thompson, dos Dallas Mavericks, defende o antigo colega de equipa Stephen Curry, dos Golden State Warriors
Klay Thompson, dos Dallas Mavericks, defende o antigo colega de equipa Stephen Curry, dos Golden State WarriorsEzra Shaw / Getty Images via AFP
Suplente, Neemias Queta foi presença importante em termos defensivos, mas não conseguiu evitar a derrota dos Hawks. Stephen Curry marcou 37 pontos e os Golden State Warriors estragaram o regresso de Klay Thompson à Bay Area com uma emocionante vitória por 120-117 sobre os Dallas Mavericks na ronda inaugural da NBA In-Season Cup, na terça-feira.

Boston Celtics 116-117 Atlanta Hawks

Em Boston, os Atlanta Hawks protagonizaram a maior surpresa da ronda inaugural, ao derrotarem os Celtics por um ponto apesar de não contarem com o talismã Trae Young, lesionado.

Um jogo que viu a liderança mudar de mãos 14 vezes parecia ter virado decisivamente a favor da equipa da casa a meio do terceiro período, quando os Celtics chegaram a uma vantagem de 15 pontos.

Mas Dyson Daniels liderou uma recuperação tardia, que incluiu 11 pontos no quarto período, e Onyeka Okongwu marcou o cesto da vitória a 6,1 segundos do fim, para arrebatar a vitória. Daniels liderou os marcadores de Atlanta com 28 pontos, enquanto Larry Nance Jr. acrescentou 19, e Jalen Johnson e Clint Capela contribuíram com 18 pontos cada.

A vitória foi doce para o Atlanta, que tinha sofrido uma goleada de 123-93 dos Celtics em casa, a 4 de novembro.

O técnico do Boston, Joe Mazzulla, disse que o Atlanta "superou-nos em todas as facetas do jogo, mereceram ganhar".

Neemias Queta voltou a ser suplente de Al Horford, mas foi o poste mais utilizado a sair do banco, com 21 minutos contra os quatro de Luke Kornet. O poste português não pontuou, mas voltou a ser uma presença defensiva importante.

Em campo, somou cinco ressaltos (dois deles ofensivos) e fez dois desarmes de lançamentos.

Golden State Warriors 120-117 Dallas Mavericks

Thompson - um membro querido de quatro equipas de Golden State que venceu campeonatos da NBA antes de se juntar aos Dallas Mavericks em julho - foi recebido com entusiasmo no primeiro jogo de regresso a São Francisco desde a saída no verão.

O jogador recebeu uma guarda de honra da equipa de Golden State à chegada ao Chase Center, antes de os adeptos, com bonés náuticos, demonstrarem o apreço pelo jogador que costumava ir para o trabalho no seu barco de pesca.

Mas, apesar de ter encantado o público da casa com seis triplos, num total de 22, Thompson foi ofuscado pelo seu antigo colega de equipa Curry, que teve um desempenho espantoso no quarto período, arrastando os Warriors até ao triunfo.

Os Mavericks pareciam prestes a conquistar a vitória depois de terem conseguido uma vantagem de seis pontos (114-108) a pouco mais de três minutos do fim.

Mas Curry assumiu o comando com 10 pontos sem resposta - incluindo um sensacional triplo step-back- para colocar Golden State com uma vantagem de 118-114, antes de adicionar dois lances livres tardios para selar a vitória.

"Havia muita emoção, mas ambas as equipas queriam ganhar", disse Curry à cadeia de televisão TNT: "Foi um ambiente de play-off, com grandes jogadores a fazerem grandes jogadas. É por isso que adoramos a competição."

Thompson, por sua vez, disse que tinha sido "surreal" defrontar o seu antigo colega de equipa.

"Já nos defrontámos muitas vezes nos treinos da seleção ou nos Jogos All-Star, mas num jogo competitivo da NBA - foi bastante surreal", disse Thompson: "Dói estar do outro lado daqueles triplos. Ele aqueceu no final e fez uns lançamentos ridículos".

Philadelphia 76ers 99-111 New York Knicks

Joel Embiid fez a sua tão esperada primeira aparição da época, mas não conseguiu evitar que os Philadelphia 76ers perdessem com os New York Knicks. O poste falhou os primeiros seis jogos da época, enquanto a equipa geria a reabilitação de uma lesão no joelho esquerdo, e foi suspenso por três jogos após uma altercação no balneário com um jornalista.

A falta de tempo de jogo de Embiid foi evidente num desempenho lento que o levou a terminar com 13 pontos, cinco assistências e três ressaltos.

Com Embiid a meio gás, os Knicks dominaram durante longos períodos, liderando quase todo o jogo antes de se distanciarem no quarto período, ultrapassando os Sixers por 33-24.

Karl-Anthony Towns impressionou com 21 pontos, 13 ressaltos e seis assistências, enquanto O.G. Anunoby liderou a pontuação com 24 pontos.

A In-Season Cup foi introduzida na época passada como forma de proporcionar uma competição eliminatória nos primeiros meses da época da liga.

As 30 equipas da liga são divididas em seis grupos de cinco, com oito equipas a avançarem para eliminatórias de eliminação simples, com as meias-finais e a final a terem lugar em Las Vegas, de 14 a 17 de dezembro.