Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Neemias Queta saiu do banco e voltou a ser importante nos Celtics, Cavaliers vencem os Warriors

Bruno Henriques c/AFP
Neemias Queta com Jayson Tatum
Neemias Queta com Jayson TatumBoston Celtics
Desta vez a sair do banco, Neemias Queta voltou a ter uma boa exibição e ajudou os Celtics a vencer os Nets no prolongamento. O Cleveland Cavaliers deu continuidade ao seu início perfeito de temporada na NBA de forma sensacional na sexta-feira, conquistando uma vantagem de 41 pontos no intervalo para derrotar o Golden State Warriors.

Boston Celtics 108-104 Brooklyn Nets

Depois de dois jogos seguidos a titular, Neemias Queta começou a partida diante dos Brooklyn Nets no banco de suplentes, com Al Horford (13 pontos e 10 ressaltos) e Xavier Tillman (0 pontos, com três triplos falhados) a serem primeiras opções para Joe Mazzulla. Contudo, o poste português aproveitou a ausência de Luke Kornet e voltou a destacar-se.

Em 26 minutos em campo, Neemias fez o que sabe melhor. Dominou as tabelas (10 ressaltos, um deles ofensivos) e destacou-se na proteção ao cesto (três desarmes de lançamento), a que acrescentou ainda três pontos (acertou um dos dois cestos que tentou e falhou um lance livre) e duas assistências.

Jayson Tatum acabou por ser a grande figura dos Celtics em termos de números (33 pontos, nove ressaltos e seis assistências) e lidero os campeões da NBA que tiveram de se esforçar quando viram os Brooklyn Nets a conseguir uma vantagem de 14 pontos durante o jogo.

Cleveland Cavaliers 136-117 Golden State Warriors

Os Cavs subiram para 10-0 depois de derrotarem Golden State, pondo fim à série de cinco vitórias consecutivas dos Warriors. Foi a primeira derrota fora de casa da época para o conjunto de São Francisco.

Os estragos foram feitos logo no início, com os 83 pontos marcados pelos Cavs na primeira parte a igualarem o recorde da franquia para o maior número de pontos marcados em qualquer parte e a sua vantagem de 41 pontos ao intervalo a maior da história da equipa.

Contra a segunda melhor defesa da NBA, nos Warriors, os Cavs fizeram o quinto jogo da época com pelo menos 130 pontos - igualando o recorde da equipa para o maior número de jogos com mais de 130 pontos numa época inteira.

"10-0 é um número mágico", disse o técnico do Cavs, Kenny Atkinson. "Estamos a jogar um basquetebol muito bom e estou muito satisfeito com a situação do grupo. Estava preocupado com esta noite - eles têm 7-1, estão muito bem e vêm para cá, são campeões e vão tentar derrubar o nosso bloco."

Darius Garland marcou 27 pontos, Evan Mobley somou 23 e Ty Jerome contribuiu com 20 pontos, com seis jogadores dos Cavs a marcarem dois dígitos contra uma defesa dos Warriors que ficou em segundo lugar na liga.

Entretanto, mantiveram sob controlo a potencialmente explosiva ofensiva dos Warriors, abrindo o jogo com uma sequência de 20-2.

"A forma como entrámos em campo esta noite surpreendeu-me, pela forma como estávamos preparados, pela fome que tínhamos", disse Atkinson.

Andrew Wiggins, com nove pontos, e Stephen Curry, com sete, foram os únicos titulares dos Warriors a marcar antes do intervalo.  Golden State conseguiu se ajustar após o intervalo, superando o Cavs por 41-29 no terceiro período.

"No primeiro tempo, não dá para jogar muito melhor do que isso", disse Atkinson. "Mas no segundo tempo, do jeito que saímos, eles marcaram 13 pontos nos primeiros três minutos. Foi um pouco frustrante."

Os Warriors, no entanto, estavam num buraco muito fundo.

Jonathan Kuminga liderou o Golden State com 21 pontos fora do banco, Curry terminou com 12 em cinco de 10 arremessos, fazendo apenas um de três pontos.

"Temos de fazer melhor", disse o treinador dos Warriors, Steve Kerr. "13 erros na primeira parte - estávamos completamente desorganizados."

Em Detroit, Cade Cunningham fez o cesto decisivo a 8,5 segundos do fim do jogo na vitória dos Pistons por 122-121 sobre o Atlanta, e depois selou a vitória com um desarme de lançamento sobre Onyeka Okongwu.

Cunningham terminou com um triplo-duplo de 22 pontos, 11 ressaltos e 13 assistências, além de um roubo de bola e o desarme de lançamento que salvou o jogo.

O lançamento livre de Jusuf Nurkic a oito décimos de segundo do fim do jogo levou os Phoenix Suns a uma vitória por 114-113 sobre os Mavericks em Dallas.

Kevin Durant marcou 26 pontos e Nurkic somou 15 pontos e 10 ressaltos para os Suns, que alcançaram a sétima vitória consecutiva, subindo para 8-1. Luka Doncic marcou 30 pontos e Kyrie Irving acrescentou 29 para Dallas, que já perdeu duas vezes nesta temporada para Phoenix.

"Tem sido divertido", disse Durant sobre o início do Suns. "(Tem) definitivamente sido stressante com os jogos apertados em que estivemos, mas acho que é ótimo para nossa equipa entender como é na hora da crise."

Na sexta-feira, os Los Angeles Lakers voltaram às vitórias ao derrotarem em casa os Philadelphia 76ers por 116-106.

Os Lakers tinham perdido quatro dos cinco jogos anteriores, mas venceram os Sixers graças aos 31 pontos de Anthony Davis e aos 21 de LeBron James, com Austin Reaves a somar 20.

Em Nova Iorque, Karl-Anthony Towns marcou 32 pontos para os Knicks, que chegaram a liderar por 30 na vitória por 116-94 sobre os Milwaukee Bucks.

Giannis Antetokounmpo marcou 24 pontos e pegou 12 rebotes para o Milwaukee, que ficou atrás até o fim.