NBA: Neemias Queta titular no regresso aos triunfos dos Celtics, Wembanyama atinge mais um feito
Brooklyn Nets 114-139 Boston Celtics
Os Boston Celtics continuaram o seu bom começo de época. A vitória sobre os Brooklyn Nets aumentou o registo para 10 vitórias e três derrotas. Jayson Tatum marcou 36 pontos, distribuiu 10 assistências e apanhou oito ressaltos na vitória convincente do atual campeão.
Depois da derrota de terça-feira para o Atlanta na In-Season Cup, os Celtics estavam a perder por dois pontos após o primeiro período, mas construíram uma vantagem de cinco pontos ao intervalo e dominaram a partir daí. O desempenho do Boston foi forte, com Jaylen Brown contribuindo com 24 pontos e 12 ressaltos, e Payton Pritchard com 23 pontos, oito assistências e seis ressaltos.
Neemias Queta aproveitou a gestão da condição física de Al Horford e voltou a ser escolhido para o cinco titular dos Celtics. O poste português esteve 21:46 minutos em campo e conseguiu oito pontos (acertou os quatros lançamentos que fez), a que juntou um ressalto, uma assistência e ainda um desarme de lançamento. Teve um +/- (indica o número de pontos que uma equipa ganhou ou perdeu em relação ao adversário quando o jogador esteve em campo) de 19, o terceiro maior dos Celtics, apenas superado pelas estrelas Jayson Tatum (24) e Jaylen Brown (27).
San Antonio Spurs 139-130 Washington Wizards
A escolha número um do draft do ano passado marcou 50 pontos em apenas 26 minutos e terminou o jogo com 18 em 29 no que toca a lançamentos e oito triplos, também um recorde na carreira.
O poste dos Spurs, cuja maior pontuação da carreira foi 40 pontos, não soube explicar seu incrível desempenho.
"Adoraria dizer que acordamos de uma certa maneira ou que nos sentimos muito leves durante o aquecimento, mas, no final das contas, nos jogos da NBA temos um jogo dia sim, dia não", disse: "Por isso, sempre que nos esforçamos por aquecer, sentimos dores, suamos, sangramos no campo, por isso é mesmo uma coisa de minuto a minuto, são cerca de 48 minutos por jogo".
Foi o terceiro jogo consecutivo em que Wembanyama marcou mais de seis triplos.
Os três jogadores que marcaram 50 pontos mais novos que o francês foram Brandon Jennings, LeBron James e Devin Booker, todos também com 20 anos.
Os Spurs voltaram a ganhar o jogo sem o treinador Gregg Popovich. A equipa disse na quarta-feira que ele tinha sofrido um ligeiro AVC no início do mês, mas espera-se que recupere totalmente.
Milwaukee Bucks 127-120 Detroit Pistons
Wembanyama não foi o único jogador a ultrapassar a barreira dos 50 pontos na noite de quarta-feira. Giannis Antetokounmpo marcou 59 e os Milwaukee Bucks venceram os Detroit Pistons. no prolongamento.
A estrela grega fez 21 de 34 lançamentos, teve 14 ressaltos e sete assistências, naquele que foi o melhor desempenho de um jogador até agora nesta época.
"Como líder, estou sempre a lembrar aos rapazes que não devem tomar os momentos como garantidos. Independentemente de quem está a jogar, não desistimos e temos sempre de encontrar uma forma de ganhar o jogo", disse Antetokounmpo.
Philadelphia 76ers 106-114 Cleveland Cavaliers
Os invictos Cleveland Cavaliers conquistaram a 13.ª vitória consecutiva na NBA ao baterem os Philadelphia 76ers. Com a vitória, os Cavs tornaram-se a sexta equipa a começar uma época com um registo de 13-0 e a primeira desde os Golden State Warriors na época de 2015/16.
Darius Garland foi o melhor marcador de Cleveland, com 25 pontos, enquanto Donovan Mitchell somou 23 pontos, nove assistências e 13 ressaltos. Mitchell terminou o jogo em grande, marcando 11 pontos num período de 1:35 minutos no quarto período.
O Cleveland estava a perder por 54-48 ao intervalo, mas recuperou no terceiro período. No entanto, o jogo manteve-se renhido até Mitchell acertar um triplo a 2:52 minutos do fim, abrindo uma vantagem de sete pontos.
Mitchell admitiu que o 13.º jogo em 22 dias tinha sido uma batalha.
"Todos nós tivemos dificuldades. O mais importante, obviamente, é que jogámos muitos jogos e isso põe-nos à prova. A série é um teste. Estes jogos vão testar-nos. Continuámos a insistir, continuámos a lutar, continuámos a lutar e todos fizemos um excelente trabalho", afirmou.
O astro do Philadelphia, Joel Embiid, que fez sua primeira aparição na temporada na terça-feira após nove jogos fora com um problema no joelho, foi gerido e não deu o contributo a uns Sixers também órfãos de Paul George.
O novato Jared McCain marcou 34 pontos para o Philadelphia, que tem apenas duas vitórias esta época.