Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Neemias Queta utilizado na derrota dos Celtics (94-118), Mavericks surpreendem Thunder (110-119)

AFP
Donovan Mitchell, de Cleveland, enfrenta Jayson Tatum dos Celtics
Donovan Mitchell, de Cleveland, enfrenta Jayson Tatum dos CelticsAFP
Cleveland e Dallas surpreenderam os adversários, teoricamente mais favoritos, na quinta-feira, com os Cavaliers a ultrapassarem os Boston Celtics e os Mavericks a silenciarem o Thunder, empatando a série dos play-offs da NBA. Neemias Queta voltou a merecer a confiança de Joe Mazzulla e somou o segundo jogo seguido dos play-offs.

Boston Celtics 94-118 Cleveland Cavaliers

Donovan Mitchell liderou os Cavaliers na vitória sobre os Celtics, em Boston, para fazer 1-1 na série à melhor de sete das meias-finais da Conferência Este da NBA. O base marcou 23 dos seus 29 pontos na segunda parte e recebeu muito apoio dos seus companheiros de equipa em termos ofensivos, num jogo em que os Cavs queriam recuperar da derrota na primeira partida.

Evan Mobley, de 22 anos, fez com que o Cleveland começasse cedo na frente, marcando 15 dos seus 21 pontos, o recorde da sua carreira nos play-offs, na primeira parte. Mobley acrescentou 10 ressaltos e cinco assistências e o suplente Caris LeVert somou 21 pontos para o Cleveland, que teve seis jogadores a marcarem dois dígitos.

"Gosto da nossa mentalidade ofensiva", disse o técnico do Cavaliers, J.B. Bickerstaff: "Não nos contentámos com o primeiro (lançamento) rápido que vimos."

Os Cavs foram à luta nos primeiros dois primeiros períodos e o jogo chegou empatado (54-54) ao intervalo.

Mitchell marcou 16 pontos no terceiro período, quando os Cavaliers assumiram o controlo. Os Cavs, com uma vantagem de 12 pontos no quarto período, mantiveram-se na frente, com Mitchell a fazer três cestos consecutivos, incluindo um gancho que fez 99-83.

Quando o Cleveland aumentou a sua vantagem para 24 pontos, a menos de cinco minutos do fim do jogo, os adeptos começaram a sair em massa da arena T.D. Garden.

O treinador dos Celtics, Joe Mazzulla, retirou os titulares, com Jayson Tatum a terminar com 25 pontos e Jaylen Brown a somar 19. Aproveitou ainda para dar tempo a Neemias Queta que somou um ressalto nos quatro minutos que esteve em campo (ainda tentou um lançamento, mas falhou).

Brown disse que o esforço defensivo dos Celtics foi simplesmente "inaceitável".

"Cedemos 118 pontos", desabafou o base: "Além disso, perdemos a batalha dos ressaltos, por isso não nos ajudámos a nós próprios esta noite."

Mitchell, por sua vez, ficou satisfeito com o que chamou de "desempenho completo".

"Todos fizeram seu trabalho", explicou a figura dos Cavaliers, acrescentando que eles precisam manter a pressão quando a série mudar para Cleveland no sábado: "No final do dia, é uma vitória. Temos que fazer isso em casa."

Oklahoma City Thunder 110-119 Dallas Mavericks

A estrela de Dallas, Luka Doncic, marcou 29 pontos e apanhou 10 ressaltos, e o colega de equipa, P.J. Washington, marcou mais 29 pontos para os Mavericks, que venceram os Thunder em Oklahoma City e empataram a meia-final da Conferência do Oeste a um jogo para cada equipa. Os Mavericks vão para casa onde têm a terceira e quarta partida desta série.

Doncic, a jogar com uma entorse no joelho direito, marcou 16 pontos no primeiro período para dar o tom numa batalha contundente. A estrela eslovena caiu de cara na quadra no início do jogo quando seus pés se enroscaram com os de Luguentz Dort, de Oklahoma City, enquanto corriam.

Doncic tropeçou novamente no início do quarto período e saiu a mancar, mas continuou no jogo e fez um triplo que aumentou a vantagem do Mavericks para nove pontos, depois que o Thunder reduziu para quatro.

"Acho que foi um dos jogos mais difíceis que já tive de jogar", disse Doncic: "Estou a lutar lá fora. Estou a tentar dar o meu melhor para ajudar a equipa a vencer. A minha mentalidade é ter um bom começo e depois a equipa vai seguir-me."

Doncic, com seis de 19 lançamentos no Jogo 1, acertou 11 das 21 tentativas no Jogo 2. Enquanto o colega de equipa Kyrie Irving teve uma noite de pontuação lenta, com nove pontos, distribuiu 11 assistências, dois roubos de bola e dois bloqueios de lançamento. Tim Hardaway Jr. marcou 10 dos seus 17 pontos no terceiro período, ajudando os Mavs a impedir uma recuperação dos Thunder.

Oklahoma City eliminou um défice de 14 pontos na primeira parte e assumiu a liderança pela primeira vez no início do terceiro período. O anfitrião chegou a liderar por três pontos, mas não conseguiu criar nenhum impulso e Dallas levou uma vantagem de 10 pontos para o quarto período.

Shai Gilgeous-Alexander marcou 33 pontos, 12 ressaltos e oito assistências para o Thunder e Jalen Williams acrescentou 20.