Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Nova geração de ouro do basquetebol espanhol espreita a entrada na elite

Aday Mara num jogo Espanha-Itália contra a Itália com a seleção nacional de sub-18.
Aday Mara num jogo Espanha-Itália contra a Itália com a seleção nacional de sub-18.FEB
Izan Almansa (9), Aday Mara (12), Baba Miller (19) e Juan Núñez (24) poderão estar no próximo draft, de acordo com uma lista elaborada pelo prestigiado analista da ESPN especializado em jovens talentos, Jonathan Givony. Um acréscimo importante para o país que está com apenas três atletas, um mínimo só visto quando os irmãos Gasol chegaram à liga.

O facto de a armada espanhola ter apenas três membros (Ricky Rubio, Santi Aldama e Usman Garuba) na NBA pode ser meramente anedótico.

De acordo com as previsões da ESPN, na próxima época poderão existir mais quatro jogadores de Espanha. Izan Almansa, MVP do último Campeonato do Mundo de Sub-17 (a Espanha foi vice-campeã), do Campeonato do Mundo de Sub-19 (campeão) e do Eurobasket de Sub-18 (campeão), tem uma grande reputação nos Estados Unidos. Atualmente, joga no Ignite, na G League, e não seria de estranhar vê-lo em breve na elite.

Aday Mara, protagonista do Campeonato do Mundo de Sub-17 em Málaga, em 2022, tem um estilo de poste vintage com os seus 2,21. Deixou a ACB para jogar na NCAA numa equipa lendária como a UCLA.

Por seu lado, Baba Miller afirmou-se como um grande defesa. Campeão do mundo sub-19, optou também pela liga universitária americana. Mais concretamente para a Florida State.

Por seu lado, Juan Núñez é talvez o mais conhecido do basquetebol europeu. Após as saídas de Lorenzo Brown e Ricky Rubio, jogou com a seleção nacional sénior no Campeonato do Mundo de 2023, defendendo as cores de Espanha. Apesar de não ter tido muitas oportunidades, estreou-se no Real Madrid e deu nas vistas no Ratiopharm Ulm. Recentemente, o seu nome também foi mencionado para a Armani Jeans Milano.