NBA: O dia em que Marc Gasol fica eternizado como lenda dos Memphis Grizzlies
Memphis sempre foi conhecida pela música e pelo grande ídolo Elvis Pressley. Também é conhecida pelos churrascos. E desde a chegada da família Gasol, pelo basquetebol e pela equipa. Porque a incorporação de Pau fez com que o franchise, recém-chegado à cidade vindo de Vancouver, se tornasse uma referência para os amantes do desporto. A posterior adição de Marc tornou essa lenda ainda maior.
Por isso, os Grizzlies quiseram reconhecer o significado de Big Marc e da filosofia Grit and Grind, levada ao extremo juntamente com Mike Conley, Tony Allen e Zach Randolph, parceiro inseparável de Marc debaixo do cesto e que já tem a sua camisola pendurada no teto do pavilhão FedExForum.
Todos eles acompanharão Marc neste 7 de abril que ficará para a história. Será especial para o atual presidente e proprietário do Bàsquet Girona, bem como para toda a sua família, que está há uma semana em Memphis para recordar os anos felizes que ali passaram, enquanto Pau iniciava o seu sonho na NBA e Marc era apenas um adolescente que sonhava imitar os passos do irmão mais velho.
Depois partiram, tal como Pau, que foi transferido para os Lakers, onde se tornou uma lenda e que, há poucos meses, também viu retirada a sua camisola com o número 16 nas costas. Nessa transação, os direitos de Marc passaram de Los Angeles para Memphis. A melhor coisa que podia ter acontecido para todos os envolvidos.
O resto é uma história que será recordada no espetáculo de quase uma hora que tèm preparado para o final do jogo contra os Philadelphia 76ers. Por volta das 03:30 ou 04:00, hora de Lisboa, o espetáculo poderá começar.
Será, de resto, a primeira vez que dois irmãos terão as suas camisolas retiradas na liga americana. Mesmo na reforma, os irmãos Gasol continuam a escrever a sua carreira no basquetebol em letras douradas.