NBA: O ponto de situação a três dias do final da época regular
Por mais um ano, a época regular da NBA está a chegar ao fim. Este domingo (14 de abril) termina a fase de campeonato, dando lugar aos Play-in e Playoffs, com todas as 30 equipas da associação em ação. Também haverá 15 jogos no sábado.
10 dessas equipas terão uma intensa reta final da época, com três jogos em poucos dias. Serão os Boston Celtics, Chicago Bulls, Golden State Warriors, Detroit Pistons, New York Knicks, Utah Jazz, Houston Rockets, Sacramento Kings, New Orleans Pelicans e Portland Trail Blazers.
As outras 20 equipas, para gáudio dos adeptos, farão parte do back-to-back geral no sábado e no domingo para finalizar a classificação de cada equipa.
Celtics inalcançáveis
Uma coisa que não vai mudar nestas datas finais é a liderança dos Boston Celtics, de Neemias Queta, no final da época regular. Os Celtics têm um registo de 62-17 à data da redação deste artigo. Na Conferência Este, têm uma margem de 13,5 vitórias sobre os Milwaukee Bucks (49-31) e na classificação geral, que apenas conta para o facto de o campo de jogo das Finais ser o seu, têm 6,5 de vantagem sobre os Denver Nuggets.
O maior interesse na Conferência é saber qual será a posição de cada equipa no final dos 82 jogos de domingo. Os que têm mais em jogo são os Philadelphia 76ers (sétimos com 45-35) e os Miami Heat (oitavo com 44-36), que têm de ganhar e esperar que uma série de reviravoltas os impeça de jogar no Play-in contra os já confirmados Chicago Bulls (37-42) e Atlanta Hawks (36-44).
Infelizmente, a época terminou há alguns dias para os Brooklyn Nets, Toronto Raptors, Charlotte Hornets, Washington Wizards e Detroit Pistons. Agora, apenas lutam pela duvidosa honra de continuarem a piorar os seus resultados para verem quem sai por cima na lotaria do draft. Na mesma situação estão as equipas eliminadas do Oeste: Houston Rockets, Utah Jazz, Memphis Grizzlies, Portland Trail Blazers e San Antonio Spurs.
Oeste continua selvagem
Ainda há muito a ser decidido na Conferência Oeste, embora os playoffs também tenham as suas 10 equipas confirmadas. Na parte de baixo da tabela, os Los Angeles Lakers (nonos classificados, com 45 vitórias e 35 derrotas) e os Golden State Warriors (décimos classificados, com 44 vitórias e 35 derrotas) estão de olho na reviravolta necessária para ter a vantagem de jogar em casa no Play-in contra os Sacramento Kings (oitavos, com 45 vitórias e 34 derrotas) ou, com um pouco mais de dificuldade, contra os Phoenix Suns (sétimos, com 47 vitórias e 33 derrotas) e os New Orleans Pelicans (sextos, com 47 vitórias e 32 derrotas).
O quarto e os quinto lugares serão disputados por dois rivais que já transformaram os seus confrontos em verdadeiros clássicos e que se defrontarão a 100% na primeira ronda dos Playoffs - os Los Angeles Clippers e os Dallas Mavericks.
Por fim, os Denver Nuggets têm de salvar duas balas para manter a liderança na Conferência. Será uma tarefa simples, uma vez que irão defrontaram os Spurs e os Grizzlies. Os Minnesota Timberwolves, que perderam para os Colorado Thunder esta manhã, e os Oklahoma City Thunder vão torcer por um erro de Jokic e companhia para tentar subir ao topo da Conferência.
É tudo o que falta decidir nas últimas três jornadas da época regular da NBA. Depois, entre 16 e 19 de abril, disputar-se-á o Play-in. Finalmente, no dia 20, terá início a loucura dos Playoffs.