NBA: O que está em jogo na última noite da fase regular da NBA
Luta pelo topo no Oeste
A isto é que se chama dar um tiro no pé. Enquanto os Nuggets esforçaram-se para dominar os Timberwolves na quarta-feira, inexplicavelmente deixaram escapar uma vantagem de mais de 20 pontos contra os Spurs e sofreram uma derrota problemática que praticamente lhes nega o primeiro lugar e a vantagem de jogar em casa. Apenas uma vitória e uma derrota dos Wolves e do Thunder os colocará na liderança do Oeste.
O OKC tem as cartas na mão, mas não completamente. Uma vitória sobre os Mavs, que têm o quinto lugar garantido, será obviamente necessária, mas a reviravolta é a seguinte: se Minnesota ganhar e Denver perder, os Wolves assumem o primeiro lugar. Segundo classificado à partida, o Minny poderá assim ser o grande vencedor da noite.
Falta um lugar no Oeste...
O sexto lugar ainda está em aberto na Conferência Oeste, muito importante porque significa que não é preciso ir a play-in. Uma vaga, dois candidatos. A situação é extremamente simples. Como os Suns têm o desempate do seu lado, terão de ganhar e contar com a derrota dos Pelicans contra os Lakers. O problema é que os Phoenix jogam contra os Wolves, que ambicionam o primeiro lugar, como explicámos acima. A vantagem vai para New Orleans, que tem todas as cartas na mão.
... e dois no Este
Chegámos agora ao tema quente. Há ainda quatro equipas a disputar os dois lugares de qualificação direta. Se todos ganharem, os Magic e os Pacers serão os grandes vencedores, o que nos deixará com um embate absolutamente escaldante entre 76ers e Heat na primeira ronda dos play-offs. Mas os primeiros estão numa série de três derrotas consecutivas e defrontam também os Bucks, que ainda têm hipóteses de ficar em segundo lugar no Este e que, por isso, podem ver a sua bela época ir por água abaixo.
Os Pacers, por seu turno, deverão fazer um bom jogo contra os Hawks, que estão em queda livre, mas que têm um lugar garantido no play-in. Os 76ers, que são favoritos contra os Nets, deverão contar com pelo menos uma derrota das duas equipas acima referidas. Os Heat precisam de, pelo menos, duas derrotas dos seus rivais e, em caso de vitória dos Magic, as suas hipóteses de evitar os "play-offs" acabaram.
O pódio do Este ainda não está definido
Três equipas - que terão a vantagem de jogar em casa, aconteça o que acontecer - disputam um segundo lugar crucial nas meias-finais da conferência. Os Bucks estão em vantagem, uma vitória e está tudo resolvido, e os Cavs são os que estão em pior situação, tendo de esperar por uma derrota das duas equipas da frente. Os Knicks estarão atentos caso Milwaukee tenha um desempenho aquém do esperado, lembrando que o segundo classificado irá apanhar o vencedor do primeiro jogo, possivelmente os 76ers ou os Heat. Não necessariamente um bom negócio.
Os jogos ainda por decidir
No Leste, os lugares sete e oito serão determinados como explicado acima. Os jogos 9 e 10 já estão decididos, com Chicago a receber Atlanta e o derrotado a ir de férias. Atenção aos Hawks, especialistas neste exercício. No Oeste, por seu turno, enquanto o sétimo lugar caberá ao perdedor do duelo de longa distância Pelicans e Suns, a ordem dos outros três lugares ainda não está decidida.
Os Lakers serão oitavos com uma vitória, mas têm de enfrentar os Pelicans, enquanto os Kings e os Warriors, em emboscada, defrontam duas equipas já de férias. Vantagem para Sacramento, que será oitavo se a turma de LeBron James perder, o que nos deixaria com um Lakers-Warriors de "vencer ou ir para casa". É tudo o que pedimos.
Jogos do último dia da fase regular
18:00
Indiana Pacers - Atlanta Hawks
Boston Celtics - Washington Wizards
New York Knicks - Chicago Bulls
Cleveland Cavaliers - Charlotte Hornets
Orlando Magic - Milwaukee Bucks
Philadelphia 76ers - Brooklyn Nets
20:30
Memphis Grizzlies - Denver Nuggets
Sacramento Kings - Portland Trail Blazers
Golden State Warriors - Utah Jazz
Oklahoma City Thunder - Dallas Mavericks
San Antonio Spurs - Detroit Pistons
Minnesota Timberwolves - Phoenix Suns