Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Os possíveis vencedores de troféus individuais na época 2024/25

Sébastien Gente
Wemby está a apontar para vários troféus, será que Bam lhe vai tirar o DPOY?
Wemby está a apontar para vários troféus, será que Bam lhe vai tirar o DPOY? Megan Briggs / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Com o recomeço da época da NBA, a redação do Flashscore analisa os vários favoritos aos troféus individuais. Seis prémios e uma montanha de candidatos.

Rookie do Ano

No ano passado, todos esperavam que Victor Wembanyama ganhasse. Nesta temporada, as coisas estão um pouco mais complicadas. Espera-se que a escolha número 1 do draft ganhe, mas isso acaba por não acontecer muitas vezes (7 vezes desde o início do século). No papel, Zaccharie Risacher e Alexandre Sarr estão entre os favoritos, mas a seleção é extremamente homogénea.

E grandes postes como Donovan Clingan e Zach Edey terão certamente algo a dizer com as suas belas estatísticas, embora o primeiro sofra inevitavelmente com o registo da sua equipa.

Previsões: 1 - Zaccharie Risacher, 2 - Zach Edey, 3 - Stephon Castle

Aposta arriscada: Rob Dillingham

Sexto homem do ano

O vencedor do ano passado, Naz Reid, volta a disputar o título. O problema é que a chegada de Donte DiVincenzo pode custar caro a ambos neste objetivo, uma vez que terão de jogar pelo lugar e Minny tem outros objectivos. Há muitos atiradores na equipa, incluindo o finalista do ano passado Malik Monk, Buddy Hield e o antigo vencedor do troféu Jordan Clarkson, mas as suas hipóteses dependerão da sua capacidade de lançamento.

Previsões: 1- Buddy Hield, 2- Malik Monk, 3- Naz Reid

Aposta arriscada: Caris LeVert

Jogador que mais melhorou

Nos últimos oito anos consecutivos, MIP foi um All-Star passado, presente ou futuro. Ele é uma estrela que deve desabrochar ao longo da temporada. Victor Wembanyama vem-me à cabeça, mas é extremamente raro que alguém como ele ganhe o prémio. Com Jalen Williams prestes a explodir, Immanuel Quickley finalmente a começar, Cade Cunningham e Jalen Green a atingirem o nível esperado, não faltam candidatos e este é, sem dúvida, o vencedor mais difícil de prever, como é frequentemente o caso.

Previsão: 1- Immanuel Quickley, 2- Jalen Williams, 3- Cade Cunningham

Aposta arriscada: Dyson Daniels

Jogador Defensivo do Ano

Victor Wembanyama é o nome que mais chama a atenção. Já em segundo lugar na sua época de estreante, o seu domínio individual deverá ser cada vez menos prejudicado pelo registo defensivo global da sua equipa. No entanto, vamos colocá-lo atrás de Bam Adebayo, que provavelmente tem sua última oportunidade de ganhar o troféu antes de anos de provável domínio de Wemby. Mas é preciso estar ciente de que se trata de um grande risco.

Previsão: 1- Bam Adebayo, 2- Victor Wembanyama, 3- Rudy Gobert

Aposta arriscada:  Evan Mobley

Treinador do Ano

O vencedor do ano passado, Mark Daigneault , deverá abandonar o cargo. Dois nomes óbvios são Chris Finch, atual finalista com os Wolves, e, claro, Joe Mazzulla, atual campeão da NBA. O duelo será inevitavelmente contrariado pelo bicampeão Mike Budenholzer, de volta ao ativo mas mais dependente do recorde da sua equipa, e por Tom Thibodeau. Promete ser uma batalha fabulosa nas bancadas da NBA.

Previsões: 1- Mike Budenholzer, 2- Joe Mazzulla, 3- Chris Finch

Aposta arriscada:  Willie Green

Jogador Mais Valioso

O favorito lógico é o atual campeão Nikola Jokić, que poderá ganhar o seu quarto título e equiparar-se a Wilt Chamberlain e LeBron James. Luka Dončić e Giannis Antetokounmpo representam a concorrência europeia, Shai Gilgeous-Alexander terminou em segundo lugar no ano passado e ainda não está em todo o seu potencial, Joel Embiid não pode ser descartado se cumprir os critérios (65 jogos no mínimo para reivindicar qualquer troféu). E os americanos?

Previsão: 1- Nikola Jokić, 2- Luka Dončić, 3- Giannis Antetokounmpo

Aposta arriscada: Jalen Brunson