NBA suspende Ja Morant por 25 jogos por vídeo com uma alegada arma de fogo
O duas vezes All-Star já tinha sido anteriormente suspenso por oito jogos em março, depois de ter aparecido noutro vídeo nas redes sociais a segurar uma arma de fogo numa discoteca.
Os Grizzlies suspenderam Morant das atividades da equipa em maio por causa deste último incidente, no qual parecia posar com uma arma de fogo num carro, conduta que a NBA considerou "prejudicial para a Liga".
"A decisão de Ja Morant de voltar a empunhar uma arma de fogo nas redes sociais é alarmante e desconcertante, tendo em conta a sua conduta semelhante em março, pela qual já foi suspenso oito jogos", afirmou o Comissário da NBA, Adam Silver, em comunicado.
"O potencial para que outros jovens imitem a conduta de Ja é particularmente preocupante. Nestas circunstâncias, acreditamos que uma suspensão de 25 jogos é apropriada e deixa claro que não será tolerado um comportamento imprudente e irresponsável com armas".
"Para Ja, o basquetebol tem de ficar em segundo plano neste momento. Antes de voltar a jogar, terá de formular e cumprir um programa com a liga que aborde diretamente as circunstâncias que o levaram a repetir este comportamento destrutivo", vincou.
Morant assumiu a responsabilidade pelos seus atos no mês passado e divulgou outra declaração após o anúncio da suspensão, pedindo desculpa à NBA, aos Grizzlies e à cidade de Memphis.
"Peço desculpa pelo mal que fiz. Aos miúdos que me admiram, peço desculpa por ter falhado como modelo a seguir. Prometo que vou ser melhor", disse Morant numa declaração divulgada pela ESPN.
"Para todos os meus patrocinadores, vou ser uma melhor representação das nossas marcas. E a todos os meus fãs, vou compensar-vos, prometo. Vou passar estas férias e o período de suspensão a trabalhar na minha saúde mental e na tomada de decisões. Também vou estar a treinar para estar pronto para quando puder voltar... Lamento muito não poder estar convosco (colegas de equipa) no início da época".
A suspensão entrou em vigor imediatamente e permanece em vigor até os primeiros 25 jogos da temporada regular da NBA de 2023-24.