NBA: Thunder empatam série com os Mavs (96-100), Celtics a um jogo de eliminar Cavs (102-109)
Dallas Mavericks 96-100 Oklahoma City Thunder
O Mavericks dominaram o marcador durante grande parte do jogo, mas o resultado foi desfeito na reta final por um desempenho lento das suas estrelas.
Luka Doncic ficou com 18 pontos em 6/20 lançamentos e falhou um lance livre importante a 10 segundos do fim.
Kyrie Irving marcou apenas nove pontos e distribuiu nove assistências, enquanto PJ Washington foi o melhor marcador da equipa pelo terceiro jogo consecutivo (21 pontos e 12 ressaltos).
Por outro lado, Shai Gilgeous-Alexander brilhou com 34 pontos e foi o responsável pela reviravolta dos Thunder no último quarto.
Oklahoma City, primeiro classificado do Oeste, chegou a estar a perder por 15 pontos no American Airlines Center, numa noite de péssimo aproveitamento de lançamentos exteriores, com apenas sete triplos em 27 tentativas (25,9%), mas a jovem equipa dirigida pelo Treinador do Ano da NBA, Mark Daigneault, resistiu com unhas e dentes a uma derrota que os teria deixado à beira do abismo.
A equipa da casa permitiu que o adversário se mantivesse vivo com as suas péssimas estatísticas nos lances livres, acertando apenas 12 de 23 (52,2%).
A cinco minutos do fim, Shai fez uma série de oito pontos consecutivos para Oklahoma, empatando o jogo a 86.
O rookie Chet Holmgren marcou três pontos e deu aos visitantes a sua primeira vantagem.
"Fomos avançando posse a posse e o jogo acabou por virar a nosso favor", disse Gilgeous-Alexander. "Já estivemos nesta situação muitas vezes. Acho que lideramos a liga em reviravoltas de dois dígitos. Sabíamos o que era preciso e esta noite conseguimos", acrescentou.
O canadiano, que tem uma média de 31,8 pontos em 48,4% dos lançamentos nesta fase de apuramento para os play-offs, está claramente a ultrapassar Doncic (22 em 39%) neste duelo entre os finalistas do MVP.
Os play-offs regressam agora ao Paycom Center para o quinto jogo, na quarta-feira.
Cleveland Cavaliers 102-109 Boston Celtics
A melhor equipa da época regular terá a sua primeira oportunidade de garantir o regresso às finais da Conferência Este no Jogo 5 de quarta-feira, quando voltar a entrar em ação perante o seu público.
Os Cavaliers, que obtiveram uma importante vitória na quinta-feira fora de casa, entraram no jogo de quinta-feira com Donovan Mitchell afastado devido a um problema na perna.
O base, que teve uma média de 35 pontos nos seis jogos anteriores, juntou-se a outro titular lesionado, Jarrett Allen, no banco do Rocket Mortgage FieldHouse.
LeBron James, o líder do único anel dos Cavs na história de 2016, assistiu desta vez da primeira fila.
O veterano basquetebolista recebeu uma enorme ovação dos 20.000 adeptos presentes na sua antiga casa, numa altura em que o seu futuro com os Lakers é incerto.
Apesar de algumas falhas, os visitantes acabaram por aproveitar as ausências de Mitchell e Allen para registar uma vitória que praticamente garantiu os play-offs.
Tatum ditou o ritmo desde o primeiro quarto, marcando 16 dos seus 33 pontos e somando ainda 11 ressaltos. Neemias Queta não foi utilizado.
O jogador natural do Missouri, que está na luta para chegar à sua quinta final de conferência em sete temporadas da NBA, liderou a sua equipa em pontuação, ressaltos e assistências nos últimos três jogos.
O seu companheiro Jaylen Brown secundou-o (27 pontos e 8 ressaltos) e também desempenhou um papel fundamental para travar as tentativas de recuperação da equipa da casa.
"É um jogo de momentos", lembrou o próprio Jayson. "Não vai ser sempre perfeito. Eles vão acertar nos lançamentos, mas cabe-nos a nós resolver o problema", acrescentou após a vitória.
Darius Garland (30 pontos) chegou mesmo a colocar os anfitriões em vantagem no início do terceiro período, depois de ter neutralizado uma desvantagem de até 15 pontos.
O base fez quatro triplos e o Max Strus fez mais cinco, mas faltaram opções ofensivas contra uma defesa experiente.
O dominicano Al Horford, de 37 anos, ultrapassou Alonzo Mourning e agora ocupa o 20.º lugar entre os maiores bloqueadores da história dos play-offs da NBA, com um total de 216.