Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Timberwolves apuram-se (116-122), Pacers em vantagem (126-113), Clippers empatam série (111-116)

AFP com Daniel Núñez
Clippers e Mavericks voltam a encontrar-se para tentar tomar a dianteira da série
Clippers e Mavericks voltam a encontrar-se para tentar tomar a dianteira da sérieGetty Images via AFP
Os Los Angeles Clippers sobreviveram no domingo e conseguiram empatar a série dos play-offs da NBA frente aos Dallas Mavericks, 2-2. Com mais de 72 pontos combinados entre Devin Booker e Kevin Durant, os visitantes derrotaram os Phoenix Suns e, de forma particularmente enfática, conseguiram um registo de 4-0 que os qualifica para a próxima ronda pela primeira vez em duas décadas.

Phoenix Suns 116-122 Minnesota Timberwolves

Os Timberwolves são a primeira equipa a ultrapassar esta primeira ronda dos play-offs da NBA. Os seus próximos adversários serão os Lakers ou os Denver Nuggets, que estão em vantagem por 3-1.

O jovem Anthony Edwards, uma das estrelas em ascensão da liga, foi a estrela do conjunto de Minnesota, com uma prestação de 40 pontos no Footprint Center, em Phoenix (Arizona).

Do outro lado, Devin Booker marcou 49 pontos e Kevin Durant 33, numa tentativa de evitar uma eliminação humilhante perante o seu público, culminada com um afundanço espetacular de Edwards sobre o seu ídolo (Durant) a dois minutos do fim.

O jogo terminou de forma dramática com uma colisão inadvertida na linha lateral entre o base Mike Conley e o seu treinador, Chris Finch, que teve de ser ajudado a deslocar-se para os balneários a menos de dois minutos do fim.

A derrota encerra o fracasso do ambicioso projeto dos Suns esta época, que fizeram uma das maiores contratações do ano para recrutar Bradley Beal e formar um potente Big 3 com Booker e Durant.

Os visitantes, por sua vez, disputam os quartos de final do Oeste pela segunda vez em 35 anos de história, depois de um único precedente que remonta a 2004.

Indiana Pacers 126-113 Milwaukee Bucks

Em Indiana, os anfitriões aproveitaram as ausências de Giannis Antetokounmpo e Damian Lillard para derrotar os Milwaukee Bucks por 126-113 e fazer 3-1 no Este.

Os Bucks, que ocuparamm a terceira posição na conferência, estão a perder terreno, pois não sabem se conseguirão recuperar alguma das suas duas estrelas. O desconforto de Lillard no tendão de Aquiles agravou-se na sexta-feira e Antetokounmpo nem sequer se estreou na série devido a problemas musculares.

A equipa de Doc Rivers também não contou com outro dos seus melhores marcadores, o polémico Bobby Portis, aos sete minutos de jogo, quando foi expulso por uma altercação com o defesa Andrew Nembhard.

Brook Lopez e Khris Middleton, com 27 e 25 pontos, lideraram a resistência de Milwaukee, que reduziu uma desvantagem de 19 pontos para apenas seis, antes de os Pacers fazerem o seu último esforço no início do quarto período.

O poste Myles Turner foi o melhor marcador, com 29 pontos e sete triplos, e o base Tyrese Haliburton somou mais 24 e cinco pontos, respetivamente, para uma equipa que está à beira de regressar à segunda ronda depois de uma década de espera.

Dallas Mavericks 111-116 Los Angeles Clippers

Os Clippers superaram a ausência do seu líder, Kawhi Leonard, para vencer por 111-116 num jogo emocionante em que se viram a perder a dois minutos do fim, depois de estarem a ganhar por 31 pontos (55-24) a meio do segundo período.

Paul George e James Harden, ambos com 33 pontos, prevaleceram no seu emocionante duelo contra a dupla de estrelas dos Mavericks, Kyrie Irving, que marcou 40, e Luka Doncic, que conseguiu um triplo duplo com 29 pontos e uma dúzia de ressaltos e assistências.

Os visitantes tinham sofrido um golpe pouco antes do jogo, quando Leonard foi confirmado como ausente com um problema no joelho direito.

Mesmo assim, a equipa de Los Angeles surpreendeu os Mavs com um arranque fulgurante a partir da linha exterior.

Ao intervalo, a equipa de Tyronn Lue tinha feito 14 lançamentos de três pontos em 21 tentativas (66,7%), seis dos quais de Paul George, que marcou 26 pontos.

Dallas foi para os balneários com uma grande desvantagem (66-49) e, animado pelo público da casa, continuou a reduzir a desvantagem até que Doncic fez o 98.º ponto a cinco minutos do fim com um triplo.

Dois minutos depois, um cesto estratosférico de Irving colocou a sua equipa em vantagem pela primeira vez desde o primeiro quarto, mas Harden e George vieram em socorro dos Clippers.

Entre eles, marcaram os últimos 18 pontos da sua equipa com vários cestos impossíveis para garantir o 2-2 na série da primeira ronda dos play-offs da Conferência Oeste, que regressa a Los Angeles para o Jogo 5 de quarta-feira.