Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Tudo o que precisa de saber sobre os play-offs

Micha Pesseg
Franz Wagner, dos Orlando Magic, a caminho do cesto
Franz Wagner, dos Orlando Magic, a caminho do cestoProfimedia
Os play-offs da NBA 2023/24 começam este sábado, 20 de abril. Dezasseis equipas lutam pelo título de campeão, com a série final a começar a 6 de junho. Os atuais campeões são os Denver Nuggets, mas os Boston Celtics são os grandes favoritos ao título, depois de uma forte época regular.

Play-offs da NBA 2023/24: Quem participa?

Seis equipas da Conferência Este e da Conferência Oeste qualificaram-se diretamente para os play-offs da NBA de 2023/24. Serão acrescentadas mais quatro equipas através do torneio de apuramento.

Na Conferência Este, participam os Boston Celtics (1.º), os New York Knicks (2.º), os Milwaukee Bucks (3.º), os Cleveland Cavaliers (4.º), os Orlando Magic (5.º) e os Indiana Pacers (6.º). Os Philadelphia 76ers conquistaram o sétimo lugar no torneio de apuramento. O oitavo cabeça de série está ainda por decidir, entre os Miami Heat e os Chicago Bulls.

No Oeste, participarão os Oklahoma City Thunder (1.º), Denver Nuggets (2.º), Minnesota Timberwolves (3.º), Los Angeles Clippers (4.º), Dallas Mavericks (5.º) e Phoenix Suns (6.º). Os Los Angeles Lakers já sobreviveram ao torneio de apuramento e garantiram a sétima posição. A oitava equipa será decidida entre os New Orleans Pelicans e os Sacramento Kings.

Primeira ronda do play-off

Boston Celtics vs. Miami/Chicago

Cleveland Cavaliers vs. Orlando Magic

NY Knicks vs. Philadelphia 76ers

Milwaukee Bucks vs. Indiana Pacers

Oklahoma City Thunder vs. New Orleans/Sacramento

Los Angeles Clippers vs. Dallas Mavericks

Denver Nuggets vs. LA Lakers

Minnesota Timberwolves vs. Phoenix Suns

Quem são os favoritos ao título?

Como campeões em título, os Denver Nuggets não devem, obviamente, ser subestimados. A equipa liderada pela superestrela Nikola Jokvic fez uma época regular melhor do que no ano passado (57:25 contra 51:31), mas mesmo assim terminou a fase regular atrás dos Oklahoma City Thunder.

Não se esperava que os Thunder fizessem uma época tão forte antes do início do ano. Desde a saída da antiga estrela Russell Westbrook, em 2019, a equipa não conseguiu qualificar-se para os play-offs. A equipa tem comparativamente pouca experiência em duelos eliminatórios e é considerada apenas um outsider na batalha pelo campeonato.

Os adeptos têm grandes expectativas em relação aos Boston Celtics. Depois de uma fase regular forte (64 vitórias e 18 derrotas), a equipa liderada por Jayson Tatum deverá ter reunido autoconfiança suficiente para, pelo menos, arrebatar o título na zona Este. As expectativas já eram enormes no ano passado, mas os experientes Miami Heat, liderados por Jimmy Butler, impediram-nos de chegar à final.

Os Los Angeles Lakers também não devem ser subestimados, apesar de os californianos terem tido de se desviar mais uma vez através do torneio de play-in. Embora os Lakers careçam muitas vezes de consistência, a equipa já deu provas de grande capacidade de resistência no passado. As estrelas veteranas LeBron James (39 anos) e Anthony Davis (31) podem fazer estragos em qualquer adversário.

Os Minnesota Timberwolves têm a quarta melhor defesa da liga e deram um grande passo em frente este ano. Anthony Edwards é o melhor jogador no ataque, num coletivo bem ajustado taticamente, enquanto Rudy Gobert mantém as coisas apertadas na defesa e apanha uma média de 12,9 ressaltos por jogo - um número imensamente forte.

Resta saber se os Dallas Mavericks conseguirão passar de eternos favoritos a candidatos ao título. Muito depende da estrela e candidato a MVP, Luka Doncic, para os Texans. Talvez demasiado? O esloveno está a fazer uma temporada sensacional, com uma média de 33,9 pontos na época regular. Números que, historicamente, só foram alcançados por lendas como Wilt Chamberlain.

Os Milwaukee Bucks não devem de forma alguma ser subestimados e têm no seu plantel um dos mais completos jogadores profissionais de basquetebol, Giannis Antetokounmpo. Damian Lillard - que chegou ao Lago Michigan vindo de Portland no verão - também se integrou bem no sistema. No entanto, os campeões de 2021 tiveram uns meses bastante turbulentos. Em janeiro de 2024, houve uma controversa mudança de treinador, com Doc Rivers a substituir Mike Budenholzer.

As datas mais importantes

Início da primeira ronda do play-off: Sábado, 20 de abril de 2024

Início antecipado da segunda ronda: Sábado, 04 de maio de 2024

Último início da segunda ronda: Terça-feira, 7 de maio de 2024

Início antecipado das finais de conferência: Domingo, 19 de maio de 2024

Último início das finais de conferência: Quarta-feira, 22 de maio de 2024

Início das finais da NBA: Quinta-feira, 06 de junho de 2024

Jogo 4 das finais da NBA: Sexta-feira, 14 de junho de 2024

Jogo 5 das finais da NBA (se necessário): Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Jogo 6 das finais da NBA (se necessário): Quinta-feira, 20 de junho de 2024

Jogo 7 das finais da NBA (se necessário): Domingo, 23 de junho de 2024