Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Vince Carter, Chauncey Billups e outros 11 grandes nomes introduzidos no Hall of Fame

Vince Carter no domingo, em Springfield, durante a cerimónia.
Vince Carter no domingo, em Springfield, durante a cerimónia.JOE BUGLEWICZ/Getty Images via AFP
As antigas estrelas da NBA Vince Carter e Chauncey Billups foram introduzidas no Hall of Fame do basquetebol americano, no domingo, como parte de uma nova classe de 13 membros que inclui a falecida lenda Jerry West, que foi homenageada pela segunda vez.

Carter, de 47 anos, jogou na liga norte-americana durante 22 épocas, encantando o público com o seu jogo explosivo, regularmente acompanhado de afundanços espectaculares, ao serviço dos Toronto Raptors e dos New Jersey Nets - que entretanto se mudaram para Brooklyn.

Oito vezes All-Star, vencedor do concurso de afundanços em 2000 e, acima de tudo, campeão olímpico com a equipa dos EUA nesse mesmo ano em Sydney, tem uma média de 16,7 pontos, 4,3 ressaltos e 3,1 assistências ao longo da sua carreira.

"Joguei porque gostava (...) Nunca foi uma questão de perseguir anéis", disse o jogador que se reformou aos 43 anos sem nunca ter sido campeão da NBA, depois de ter trazido a sua experiência a equipas que estavam longe de o poderem conquistar.

Chauncey Billups, por sua vez, ganhou um anel em 2004 como base da famosa equipa dos Detroit Pistons, tendo sido nomeado MVP (melhor jogador) das finais contra os Los Angeles Lakers.

O atual treinador do Portland, de 48 anos, é cinco vezes All-Star, com médias de 15,2 pontos e 5,4 assistências em 17 anos na NBA.

"Dei tudo por este desporto, mas não foi suficientemente rápido", recordou Billups, que teve uns primeiros anos complicados antes de se mudar para o Michigan e se tornar uma referência no país.

Também foi homenageado o logótipo da NBA Jerry West, o lendário Laker que morreu em junho aos 86 anos. Depois de já ter entrado para o Hall of Fame como jogador, West foi novamente incluído pelo seu trabalho como dirigente, um caso único.

Os antigos jogadores Michael Cooper (pentacampeão da NBA, defesa do ano 1987), Walter Davis (seis vezes All-Star, campeão olímpico 1976) e Dick Barnett (bicampeão da NBA), a antiga defesa australiana Michelle Tims, os treinadores universitários Bo Ryan e Harley Redin, o treinador do liceu Charles Smith, a tetracampeã da WNBA Seimone Augustus, fazem igualmente parte desta promoção.

Doug Collins, antigo jogador dos Sixers, treinador dos Bulls de Michael Jordan e consultor de televisão, e Herb Simon, proprietário dos Indiana Pacers desde 1983, completam a lista.