Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Vince Carter e Billups entre os 13 nomeados para o Hall of Fame

AFP
Vince Carter com a camisola dos Hawks
Vince Carter com a camisola dos HawksGetty Images via AFP
As antigas estrelas da NBA, Vince Carter e Chauncey Billups, encabeçam a lista de 13 figuras do basquetebol que serão introduzidas no Hall of Fame em 2024, anunciou a instituição no sábado.

Carter terminou em 2020 uma carreira de 22 épocas em que não conseguiu um anel de campeão, mas emergiu como um dos jogadores mais espetaculares que alguma vez pisou a NBA.

O poste entrou na liga em 1998 como um ciclone, impressionando com a sua capacidade de salto e colocando a jovem equipa dos Toronto Raptors no mapa da NBA.

Na sua primeira época, foi eleito Rookie of the Year e, dois anos mais tarde, tinha uma média de 27 pontos por jogo e venceu o concurso de afundanços de 2000 com alguns dos afundanços mais memoráveis da história.

O seu voo, carisma e talento para marcar pontos atraíram então comparações com Michael Jordan. Foi também oito vezes All-Star e liderou a equipa dos EUA na conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000.

Depois de se retirar aos 43 anos, Carter é o único jogador da NBA a competir em quatro décadas diferentes.

Billups, por sua vez, tem um título com os Detroit Pistons em 2004, quando foi eleito o MVP das finais.

Nos seus 17 anos de carreira, o base teve uma média de 15,2 pontos e 5,4 assistências por jogo e foi cinco vezes All-Star. Billups é atualmente o treinador principal dos Portland Trail Blazers.

Para além de Carter e Billups, os outros seleccionados da classe de 2024 foram Michael Cooper, Walter Davis, Bo Ryan, Charles Smith, Seimone Augustus, Dick Barnett, Harley Redin, Michele Timms, Doug Collins e Herb Simon.

A lista é completada pelo lendário Jerry West que, depois de ter entrado para a instituição como jogador, voltará a fazê-lo pelas suas outras contribuições para o desporto, principalmente como executivo.

A cerimónia de admissão terá lugar em Springfield (Massachusetts) no fim de semana de 16 e 17 de agosto.

A gala do ano passado acolheu uma classe excecional, que incluía lendas europeias como Pau Gasol, Dirk Nowitzki e Tony Parker, bem como estrelas americanas como Dwyane Wade e o treinador Gregg Popovich.