NBA: Wembanyama abate os campeões e deixa Oeste com liderança para decidir no último dia
San Antonio Spurs 120-121 Denver Nuggets
Pela primeira vez na história, três equipas (Nuggets, Minnesota Timberwolves e Oklahoma City Thunder) vão chegar ao final da época regular da NBA, no domingo empatadas no primeiro lugar da Conferência Oeste, com o mesmo registo (56 vitórias e 25 derrotas ) e com vantagem de jogar em casa nos play-offs.
O atual campeão Nuggets enfrentou um jogo teoricamente fácil contra o penúltimo classificado San Antonio Spurs na madrugada de sábado, mas perdeu uma vantagem de 23 pontos no início do terceiro período para a equipa liderada pelo prodígio francês Victor Wembanyama.
O poste de 2,24 metros, favorito indiscutível ao prémio de Rookie of the Year, fez 34 pontos, cinco triplos, 12 ressaltos, cinco assistências e dois desarmes de lançamento em mais um duelo contra uma das referências atuas da posição, Nikola Jokic. O sérvio, que também é favorito para ganhar um terceiro prémio MVP, teve 22 pontos e 12 ressaltos, enquanto o base Jamal Murray teve 35.
A derrota significa que o Denver já não depende de si próprio para terminar no primeiro lugar do Oeste.
Oklahoma City Thunder 125-107 Milwaukee Bucks
Esse lugar pertence provisoriamente aos jovens Thunder, que na sexta-feira venceram uma equipa dos Milwaukee Bucks sem Giannis Antetokounmpo.
O canadiano Shai Gilgeous-Alexander, também candidato a MVP, marcou 23 pontos para os Oklahoma City, que podem ratificar a surpreendente liderança da conferência com uma vitória sobre os Dallas Mavericks em casa, no domingo.
Os Timberwolves, por sua vez, venceram os Atlanta Hawks por 109-106 na sexta-feira e enfrentarão outro adversário difícil, os Phoenix Suns, no domingo, enquanto os Nuggets enfrentarão os Memphis Grizzlies.
Memphis Grizzlies 120-123 Los Angeles Lakers
Na corrida pelos lugares dos play-offs, os Los Angeles Lakers passaram para a frente com uma vitória sobre os Grizzlies liderados por LeBron James. Aos 39 anos, "King James" provou que está pronto para uma batalha pelo título com 37 pontos e nove ressaltos em 41 minutos em campo.
Num final mais renhido do que o esperado, o extremo foi responsável pelos últimos seis pontos dos Lakers e pelo fecho da partida , com um roubo de bola e um afundanço de costas depois de percorrer toda a extensão do campo.
Anthony Davis secundou James com 36 pontos e 14 ressaltos.
Os Lakers aproveitaram as derrotas dos Golden State Warriors e dos Sacramento Kings para subir do 10º para o oitavo lugar, uma posição que dá direito a dois lugares nos play-offs.
Os Warriors, que perderam com os New Orleans Pelicans (114-109), e os Kings, derrotados pelos Phoenix Suns (108-107), devem agora esperar por um deslize dos Lakers no domingo contra os Pelicans.