Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Wembanyama com estreia difícil nos Spurs

Wembanyama, na sua estreia com os Spurs
Wembanyama, na sua estreia com os SpursAFP
O jovem francês Victor Wembanyama, considerado um dos mais talentosos a entrar na NBA desde LeBron James, marcou nove pontos e ganhou oito ressaltos numa estreia difícil com os San Antonio Spurs na sexta-feira, em um jogo de exibição contra o Charlotte na Summer League.

O esguio poste de 2,22 metros de altura, que foi escolhido como o número 1 do draft, sentiu pela primeira vez a intensidade física que o espera na liga americana durante os 27 minutos em que esteve em jogo na Thomas & Mack Arena, em Las Vegas, Nevada.

Wemby, de 19 anos, foi irregular na seleção de lançamentos, conseguindo apenas dois em 13 tentativas (1/6 triplos), mas mostrou o seu imenso potencial na defesa ao fazer cinco desarmes de lançamentos.

Os Spurs ganharam o jogo por 76-68 aos Charlotte Hornets, que também puseram em campo o avançado Brandon Miller, a segunda escolha do draft, atrás de Wembanyama, com 16 pontos (5/15 em lançamentos) e 11 ressaltos.

"Vamos aprender muito. Ganhámos este jogo, por isso é muito importante para nós", disse Wembanyama: "Ainda não me habituei ao jogo da NBA, porque foi a minha primeira vez, por isso, da próxima vez vou fazer melhor. Espero fazer sempre melhor.

"Espero que possamos continuar a ganhar", disse o francês sobre o próximo jogo de domingo contra o Portland Trail Blazers: "É realmente uma experiência. Estou tentando aprender o máximo possível o mais rápido possível para estar pronto para o início da temporada."

"Temos de ser pacientes."

Uma multidão de 17.500 adeptos encheu a arena de Las Vegas para acompanhar este jogo da Summer League, um torneio em que os clubes dão os seus primeiros minutos a jogadores escolhidos e experimentam outros jovens jogadores antes do início da pré-temporada oficial.

Wembanyama contra os Hornets
Wembanyama contra os HornetsAFP

Wembanyama ganhou a bola ao ar e fez uma assistência na primeira posse de bola dos Spurs, mas depois falhou os seus três primeiros lançamentos em frente ao seu treinador, o icónico Gregg Popovich, que assistiu ao jogo das bancadas.

O seu primeiro cesto com o uniforme de San Antonio surgiu a sete minutos do fim do primeiro quarto, num lançamento por baixo da mão em que também sofreu falta.

Os Spurs lideravam por 38-26 ao intervalo, com Wembanyama a somar 5 pontos (1/7 de lançamentos), 6 ressaltos e 3 blocos em pouco mais de 13 minutos.

Confrontado com adversários mais motivados para o defrontar, o francês acabou por falhar vários lançamentos que não acertaram no cesto e por sofrer um daqueles afundanços ferozes que aparecem nos resumos dos melhores momentos, do poste Kai Jones, no terceiro período.

Depois de falhar as suas primeiras cinco tentativas de lançamento, Wembanyama abriu o marcador a menos de três minutos do fim.

O lendário Kareem Abdul-Jabbar, um dos VIPs presentes para assistir ao jogo de abertura, disse que Wembanyama precisa de algum tempo para aprender "o estilo de jogo" em comparação com o que é praticado na Europa.

"Ele tem de ser paciente e aproveitar o que puder à medida que for avançando. Não vai aprender tudo de uma vez", disse a lenda dos Lakers: "Ele tem muito potencial"

"Temos de ser pacientes com ele", disse o diretor-geral dos Spurs, Brian Wright, à ESPN: "É extremamente altruísta, um excelente passador e tudo o que lhe interessa é a equipa."

A estreia de Wembanyama também foi marcada por um incidente na noite de quarta-feira num restaurante de Las Vegas, onde um dos seus seguranças empurrou A estrela pop Britney Spears quando ela tentava chamar a atenção do francês.