Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Wembanyama faz um triplo-duplo histórico na vitória sobre o Raptors

Reuters
Bruce Brown e Ochai Agbaji tentam parar Victor Wembanyama
Bruce Brown e Ochai Agbaji tentam parar Victor WembanyamaAFP
Victor Wembanyama tornou-se o primeiro estreante em quase 34 anos a conseguir um triplo-duplo com desarmes de lançamento, levando os visitantes San Antonio Spurs a uma vitória por 122-99 sobre os Toronto Raptors na noite de segunda-feira.

Toronto Raptors 99-122 San Antonio Spurs 

Wembanyama acumulou 27 pontos, 14 ressaltos e 10 desarmes de lançamento, o melhor da carreira. Os únicos outros estreantes a conseguir um triplo-duplo com desarmes de lançamento na história da NBA foram David Robinson (três vezes em 1989-90), Ralph Sampson (1983-84) e Mark Eaton (1982-83).

Wembanyama contribuiu ainda com cinco assistências e acertou 10 em 14 dos lançamentos que tentou.

Gradey Dick marcou 18 pontos e Kelly Olynyk fez 17 para os Raptors, que perderam pelo segundo jogo consecutivo. RJ Barrett fez 13 pontos e Jakob Poeltl e Bruce Brown fizeram 12 pontos cada.

Cleveland Cavaliers 121-123 Philadelphia 76ers

Buddy Hield e Kelly Oubre Jr. marcaram 24 pontos cada um e contribuíram de forma decisiva no quarto período, quando Philadelphia acabou com a série de nove vitórias consecutivas de Cleveland.

Depois de Oubre ter marcado o triplo que colocou os 76ers na frente por 120-110, o Cleveland fez uma sequência de 9-0 e superou Philadelphia por 11-3 no total nos últimos 1:13 minutos. Donovan Mitchell, que marcou 36 pontos no jogo, atacou o cesto para levar o jogo para prolongamento, mas Paul Reed bloqueou o lançamento a 1,1 segundos do fim.

Mitchell recolheu a bola solta e encontrou Darius Garland aberto no canto, mas o triplo para ganhar o jogo não foi bem sucedida. Garland terminou com 21 pontos e nove assistências na derrota.

Houston Rockets 105-103 New York Knicks

Aaron Holiday desempatou o jogo ao marcar dois lances livres a 0,3 segundos do fim e Houston quebrou uma série de quatro jogos com uma vitória sobre os visitantes de Nova Iorque.

Holiday, cuja explosão de pontuação para abrir o quarto período ajudou os Rockets a construir uma vantagem de 91-80, absorveu uma falta de Jalen Brunson enquanto tentava um lance de desespero pouco antes da buzina. Brunson tinha empatado para os Knicks ao acertar um triplo a 8,7 segundos do fim.

Brunson marcou 20 dos seus 27 pontos na segunda parte, enquanto Donte DiVincenzo, de Nova Iorque, somou 23 pontos e Josh Hart marcou 17 pontos e 11 ressaltos. Dillon Brooks liderou os Rockets com 23 pontos.

Charlotte Hornets 111-102 Indiana Pacers

Grant Williams marcou 21 pontos no segundo jogo em casa com a equipa da sua cidade natal, ajudando Charlotte a vencer  Indiana.

Miles Bridges marcou 20 pontos para os Hornets, mas esse jogo foi em grande parte sobre os recém-chegados Williams e Seth Curry, que causaram grande impacto apenas alguns dias depois de terem sido trocados para jogar em sua cidade natal. Curry marcou 18 pontos. A dupla veio do Dallas Mavericks.

Myles Turner marcou 22 pontos e Aaron Nesmith acrescentou 21 para os Pacers, que perderam pela segunda vez nos últimos cinco jogos.

Atlanta Hawks 126-136 Chicago Bulls 

Ayo Dosunmu marcou o recorde de sua carreira, com 29 pontos, e acertou um triplo crucial no quarto período, o que permitiu Chicago vencer Atlanta.

Dosunmu fez o arremesso de três pontos quando faltavam 4:13 minutos para o fim do quarto período, encabeçando uma explosão de 9-0 que abriu uma vantagem de 10 pontos, aumentando a vantagem dos Bulls para 121-111. Atlanta nunca mais reduziu a desvantagem para menos de seis pontos. DeMar DeRozan, do Chicago, também marcou 29 pontos.

Atlanta foi liderado por Bogdan Bogdanovic, com 28 pontos, incluindo seis bolas de 3 pontos, e De'Andre Hunter, com 23 pontos. Trae Young fez 19 pontos e 14 assistências, mas acertou 3 em 14 dos arremessos de quadra.

Milwaukee Bucks 112-95 Denver Nuggets

Giannis Antetokounmpo marcou 36 pontos e igualou o recorde da temporada com 18 ressaltos, enquanto Milwuakee teve outro desempenho defensivo encorajador contra Denver.

Damian Lillard marcou 18 pontos e Antetokounmpo acrescentou três roubos de bola e dois desarmes de lançamento em 30 minutos para Milwaukee, que melhorou para 3-5 desde que Doc Rivers assumiu como treinador. Um jogo depois de ter permitido um mínimo de 84 pontos na vitória sobre os Charlotte Hornets, os Bucks limitaram o Denver a 38,3% dos lançamentos.

Nikola Jokic liderou o Denver com 29 pontos, 12 ressaltos e oito assistências. Os Nuggets utilizaram com poucos jogadores depois que Jamal Murray (perna) e Kentavious Caldwell-Pope (tendão) terem saído do jogo no primeiro tempo.

Memphis Grizzlies 87-96 New Orleans Pelicans

Herbert Jones marcou 17 pontos, liderando cinco marcadores de Nova Orleães com dois dígitos, e os Pelicans, que visitaram a cidade, resistiram a Memphis.

Brandon Ingram somou 16 pontos, Zion Williamson marcou 14, CJ McCollum teve 11 e Jose Alvarado contribuiu com 10, enquanto os Pelicanos terminaram uma viagem de 3-1.

Jaren Jackson Jr. marcou 22 pontos para liderar os Grizzlies, cuja série de derrotas, a pior da NBA, chegou a nove jogos. Luke Kennard e Vince Williams Jr. somaram 12 pontos cada um.

Dallas Mavericks 112-104 Washington Wizards

Luka Doncic registou o 10.º triplo-duplo da época e Dallas recuperou de 11 pontos de desvantagem no quarto período para derrotar Washington e obter a quinta vitória consecutiva.

Doncic terminou com 26 pontos, 15 assistências e 11 ressaltos. Kyrie Irving também marcou 26 pontos e o antigo Wizard Daniel Gafford somou 16 pontos, 17 ressaltos e cinco desarmes de lançamento.

Deni Avdija liderou os Wizards com 25 pontos e Kyle Kuzma marcou 23. Tyus Jones fez 14 pontos e 16 assistências, um recorde de carreira. Washington perdeu sete vezes seguidas.

Utah Jazz 107-129 Golden State Warriors

Klay Thompson marcou 26 pontos e liderou um ataque equilibrado de Golden State na vitória sobre Utah em Salt Lake City.

Stephen Curry somou 25 pontos, incluindo cinco bolas de 3 pontos nos últimos oito minutos. Também distribuiu 10 assistências e apanhou seis ressaltos, com Golden State a vencer o quinto jogo consecutivo. Andrew Wiggins contribuiu com 17 pontos, enquanto Draymond Green totalizou 12 pontos, nove ressaltos e oito assistências para os Warriors.

Collin Sexton e Jordan Clarkson marcaram 22 pontos cada um para os Jazz, que perderam pela quinta vez em sete jogos.

Los Angeles Clippers 100-121 Minnesota Timberwolves

Karl-Anthony Towns marcou 24 pontos e Anthony Edwards somou 23 pontos e oito assistências, com a vitória de Minnesota sobre os Clippers, num confronto entre duas das melhores equipas da Conferência Oeste.

Rudy Gobert marcou 17 pontos, 10 ressaltos e quatro desarmes de lançamento, enquanto Nickeil Alexander-Walker somou 15 pontos e os Timberwolves, primeiros classificados, melhoraram para 2-1 numa viagem de cinco jogos antes da pausa para o All-Star.

Kawhi Leonard e Paul George marcaram 18 pontos cada um e James Harden somou 17 para os Clippers, que ficaram a meio jogo do primeiro lugar dos Wolves com a melhor série de 27-6 da NBA desde o início de dezembro.