NBA: Wembanyama recebeu prémio e já olha para o futuro com os Spurs
"Não é suficiente. Quero manter o ímpeto e fazer com que todos saibam que fazem parte da família e da história." Wembanyama sublinhou que o cobiçado prémio da NBA representava o progresso que ele e os colegas de equipa dos San Antonio Spurs tinham feito ao longo da época.
O jogador de 20 anos acrescentou que a cerimónia de entrega do prémio, que teve lugar no Planetário Scobee de San Antonio, na presença de crianças da sua cidade natal adotiva, foi um reflexo perfeito do acolhimento caloroso que recebeu no Texas.
"Acho que receber este troféu aqui, com fãs, crianças e todos felizes por estarem aqui, também é uma boa sensação para mim e uma boa representação do amor que sentimos ao longo do ano", explicou.
Wembanyama foi escolhido por unanimidade como o novato do ano, ganhando todos os 99 votos do primeiro lugar depois de uma temporada em que teve uma média de 21,4 pontos, 10,6 ressaltos, 3,9 assistências, 3,6 desarmes de lançamentos e 1,2 roubos de bola por jogo.
Ao longo da sua extraordinária campanha de estreia, Wembanyama disse que estava mais concentrado no desenvolvimento da equipa dos Spurs do que em quaisquer distinções individuais.
"Tinha a responsabilidade da minha equipa e o desafio de me manter dominante e útil para a equipa, mantendo-me saudável", recordou: "Para mim, era mais importante do que isso".
Os Spurs, em plena reconstrução, terminaram com um registo de 22 vitórias e 60 derrotas, mas Wembanyama disse estar convencido de que a concentração no esforço coletivo, em vez de adicionar estrelas, lhes permitiria recuperar nas épocas seguintes.