Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Zaccharie Risacher segue as pisadas de Wemby e é a primeira escolha do Draft

Sébastien Gente
Zaccharie Risacher no topo do draft.
Zaccharie Risacher no topo do draft.AFP
Foi uma noite incrível no Barclays Center, com Zaccharie Risacher a ser selecionado em primeiro lugar no Draft da NBA de 2024, à frente de Alexandre Sarr. Tidjane Salaün também ficou entre os 10 primeiros, enquanto Pacôme Dadiet também foi selecionado na primeira ronda. Um marco histórico para o basquetebol francês.

No ano passado, Victor Wembanyama foi selecionado em primeiro lugar no Draft da NBA pelos San Antonio Spurs . Foi uma seleção convencional, mas emulada. O reconhecimento da seleção francesa estava a crescer há vários meses e parecia provável que, este ano, outro jovem jogador francês voltasse a ser selecionado em primeiro lugar.

E assim aconteceu. Após semanas de rumores, boatos falsos e informações contraditórias, os Atlanta Hawks escolheram Zaccharie Risacher, um jogador francês (com pai francês) nascido em Málaga (8 de abril de 2005), como primeira escolha. O extremo vem de uma época de sucesso no Bourg-en-Bresse e parece estar pronto para a NBA. Sucede a Wemby e simboliza o renascimento do basquetebol francês.

Sinal da internacionalização da NBA, torna-se a 13.ª  primeira escolha de fora dos Estados Unidos no draft, mas a sexta desde 2013! Mas não é o único francês a ser recompensado, já que, imediatamente a seguir, os Washington Wizards seleccionaram Alexandre Sarr.

Muitas vezes mencionado como uma possível primeira escolha, o extremo/poste vai juntar-se a Bilal Coulibaly, selecionado no ano passado. É uma recompensa para o francês, que foi exilado na Austrália para progredir, e a sua escolha deu frutos, já que vai poder gabar-se de ser a segunda escolha do draft.

E a festa ainda não tinha acabado. Pouco tempo depois, os Charlotte Hornets puseram os olhos em Tidjane Salaün. A cotação do extremo de Cholet vinha subindo constantemente nos últimos dias, e ele foi projetado como uma escolha tardia entre os 10 primeiros, mas foi finalmente no número 6 que ele foi selecionado, com um perfil que se encaixa na NBA moderna. Três Blues no Top 6: uma noite histórica!

Para completar a celebração, os New York Knicks também optaram por um sotaque francês. Pouco depois de assinar com OG Anunoby - outra das grandes novidades da noite -, a franquia selecionou Pacôme Dadiet na 25.ª posição, uma recompensa magnífica e mais uma prova da qualidade do elenco francês, que dominou totalmente a primeira rodada do Draft da NBA.