Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

New Orleans Pelicans claros favoritos no play-in contra os Oklahoma City Thunder

Kevin Roethig, André Guerra
CJ McCollum (Pelicans) e Lugentz Dort (OKC)
CJ McCollum (Pelicans) e Lugentz Dort (OKC)Profimedia
Os New Orleans Pelicans, que acabaram no nono lugar, enfrentam os Oklahoma City Thunder, 10.º, esta noite no play-in. Para quem sair derrotado, a época termina, o vencedor tem a oportunidade de chegar aos play-offs caso vençam os Minnesota Timberwolves, que perderam contra os Lakers, num encontro entre o sétimo e oitavo.

Os New Orleans Pelicans estão a ter uma época de altos e baixos, em parte porque têm enfretado lesões durante toda a época. A ausência de Zion Williamson, particulararmente, é significativa para os Pelicans. Com Zion tiveram uma taxa de vitórias de quase 60%, sem ele ganharam apenas 47% dos duelos. 

Os Pelicans têm uma das defesas mais fortes

Williamson fez apenas 29 jogos esta temporada e outra estrela dos Pelicans, Brandon Ingram, apenas 45. Esta é uma das razões pelas quais New Orleans é uma das piores equipas da NBA em termos ofensivos. Num ano em que vários recordes ofensivos foram batidos, os Pelicans marcam apenas 1,10 pontos por posse de bola, a 21.ª melhor equipa da Liga. Defensivamente, são uma das equipas mais fortes da NBA. Permitem apenas 1,09 pontos por posse de bola do parte do adversário, o 5.º melhor registo na NBA.

Zion continua a ser o melhor marcador da equipa com uma média de 26 pontos por jogo, mas não vai jogar. Mesmo atrás dele vem Brandon Ingram com 24,7 pontos, com alguns desempenhos fortes esta época. A equipa chega ao play-in em boa forma, depois de ganharam 9 dos últimos 13 jogos. Com o plantel atual, chegar aos play-offs é uma obrigação.

Defesa de OKC é melhor do que parece

Se olharmos para as piores defesas de sempre, esta época há quatro equipas no topo. Raramente a defesa tem sido tão má como este ano. No entanto, os OKC turvam um pouco essa imagem, concedem muitos pontos por jogo, mas isso acontece principalmente por causa da sua velocidade. Com 105,4 posses por jogo, Oklahoma City é a quarta equipa mais rápida da NBA. 

Lançamentos rápidos significam também mais posses de bola por parte do adversário. OKC permite 116,4 pontos por jogo, 19.º na NBA, mas apenas 1,104 pontos por posse de bola do adversário - a 12.ª melhor equipa neste parâmetro.

Jogador a observar: Shai Gilgeous-Alexander
Jogador a observar: Shai Gilgeous-AlexanderProfimedia

Ofensivamente, Shai Gilgeous-Alexander é o elemento-chave dos Thunder. Escolhido no 11.º lugar do draft da NBA em 2018, o ala é o melhor marcador da equipa desde então e o quarto melhor marcador desta temporada com 31, 4 pontos por jogo - mais do que Giannis Antetokounmpo (31,1), Jayson Tatum (30,1) e Stephen Curry (29,4).

É evidente, portanto, que uma vitória para os Thunder só pode acontecer com um forte desempenho de Shai. O segundo melhor marcador é Josh Giddey com 16,4 pontos por jogo. É também o melhor em média de ressaltos (7,9) e de assistências (6,2). No geral, os OKC têm uma equipa bastante jovem e talentosa, que estará pronta nos próximos anos para chegar ao play-off, mas talvez ainda não atualmente.  As últimas três vezes que os OKC chegaram à fase decisiva (de 2017 a 2019), acabaram sempre eliminados na primeira ronda.

Nova Orleães e Oklahoma City em confronto directo

Os Pelicans dominaram os duelos com os Thunder esta temporada. Os quatro jogos da época regular acabaram todos em vitória para a equipa de Nova Orleães. Conseguiram reduzir o ritmo notavelmente bem e limitar o número de pontos de ambas as equipas, algo absolutamente atípico para os Thunder. Os OKC marcaram apenas 103 pontos por jogo nos quatro duelos, sendo que acabaram a fase regular com uma média de 117,4 pontos por jogo.

Acompanhe aqui as incidências do jogo

A chave da vitória para os Pelicans está, uma vez mais, em travar o ritmo, já que os OKC vão querer tornar o jogo mais rápido e marcar em transição. Ao mesmo tempo, precisam de tirar Gilgeous-Alexander do jogo. Giddey é outro playmaker que vai tornar as coisas mais difíceis para a equipa da casa.