Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Os Spurs e as suas lendas dão as boas-vindas a Wembanyama: "Este é o meu lugar"

Wembanyama já luze com as novas cores
Wembanyama já luze com as novas coresAFP
Dois dias depois de ter sido escolhido como o número um no Draft da NBA, o francês Victor Wembanyama foi apresentado no sábado como a nova estrela dos Spurs na cidade de San Antonio, onde Emanuel Ginobili e outros heróis do passado lhe deram uma grande receção.

O argentino Ginobili, Tim Duncan e David Robinson, que participaram nos cinco anéis conquistados pelos Spurs entre 1999 e 2014, partilharam o seu primeiro jantar na cidade texana com o jovem prodígio na sexta-feira à noite.

"Foi uma das noites mais enriquecedoras da minha vida. Num par de horas, aprendi provavelmente mais sobre a NBA do que em toda a minha vida", disse Wembanyama no sábado, durante a sua conferência de apresentação no AT&T Center.

"É muito reconfortante ver que estas pessoas, que são tão importantes para a cidade de San Antonio e para a franquia, são tão gentis e generosas, porque elas realmente queriam compartilhar suas experiências comigo", contou o gaulês: "É reconfortante saber que há lendas, não apenas no clube, mas na NBA, que estão lá para me ajudar e não me deixarão cometer os mesmos erros duas vezes. Isso é uma grande vantagem para um novato".

Wembanyama com os Spurs
Wembanyama com os SpursAFP

Wembanyama, considerado aos 19 anos o mais promissor jogador de basquetebol das últimas duas décadas, é o terceiro jogador a ser selecionado pelos Spurs com a primeira escolha do draft, depois de Robinson (1987) e Duncan (1997), o jogador com quem é mais comparado pelo seu jogo e mentalidade.

"Tim Duncan disse-me que, quando chegou, tudo o que tinha de fazer era olhar para David Robinson e Sean Elliot e seguir as suas pisadas. E eu sabia que estava em boas mãos", disse Wembanyama.

Os Spurs também têm muitos laços com França, uma vez que tanto Tony Parker como Boris Diaw fizeram parte das equipas que venceram o campeonato, e neste sorteio seleccionaram um segundo jogador francês, Sidy Cissoko (44.ª escolha).

"É uma vantagem porque tenho boas relações com os jogadores franceses que fizeram história e posso recorrer a eles se precisar", disse Wembanyama.

"O jogo da NBA assenta-me bem."

Os adeptos dos Spurs, que deram a Wembanyama uma receção calorosa no mesmo aeroporto na sexta-feira, também ficarão entusiasmados ao saber que o seu novo ídolo quer ficar com a equipa "durante muito tempo".

"Sinto que o meu lugar é aqui. Desde que cheguei aqui, só vi pessoas agradecidas, então é fácil adaptar quando te sentes acarinhado", disse o francês sobre uma franquia a meio a uma longa reconstrução e que terminou no último lugar da Conferência Oeste.

No seu primeiro dia em San Antonio, Wembanyama pôde provar os tacos do pequeno-almoço e começar a procurar casa. Na sua agenda está uma próxima visita à sede da Nike em Oregon State, mas também admitiu que estava ansioso por voltar a concentrar-se no basquetebol.

"Ultimamente, tenho tido muitas coisas para fazer fora do campo. Tenho de voltar a concentrar-me nos treinos. Não o tenho feito muito nos últimos dias e sinto-me muito estranho", explicou.

O seu primeiro jogo com um uniforme dos Spurs pode acontecer na Summer League de julho. Wembanyama está a contar os dias até à sua estreia na NBA, uma fase que considera ser o local perfeito para desenvolver o seu jogo.

"Um fator muito importante para mim é a seriedade com que os jogadores são tratados aqui", disse ele. "Eles são muito bem tratados e tudo é feito para ajudá-los a progredir e se desenvolver. Vou ter de me adaptar, mas o jogo da NBA é o mais adequado para mim", concluiu.