Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Síntese semanal da NBA: Imparável Jokic leva Nuggets à recuperação no Oeste

Tolga Akdeniz
Jokic teve um início de época verdadeiramente impressionante
Jokic teve um início de época verdadeiramente impressionanteImagn Images / ddp USA / Profimedia
Na nossa nova rubrica semanal, visitamos as principais histórias dos últimos sete dias na NBA. Nesta edição, analisamos os Denver Nuggets no seu regresso à forma, liderado pelo melhor jogador do mundo, Nikola Jokic.

Equipa da semana

Os Cleveland Cavaliers continuam a ser a equipa em destaque na NBA, começando a época com um registo de 11-0 (11 vitórias, zero derrotas). No entanto, os Denver Nuggets foram a equipa da semana, recuperando de um início de época difícil e ocupando agora o quarto lugar na Conferência Oeste, com sete vitórias nos primeiros 10 jogos.

Havia sérias preocupações em Denver antes da nova época. No ano passado, não havia grandes dúvidas quanto ao cinco inicial, mas a força do banco foi posta em causa quando foram eliminados nas meias-finais da Conferência Oeste. Depois, perderam Kentavious Caldwell-Pope e substituíram-no pelo veterano Russell Westbrook, o que aparentemente os tornou ainda mais fracos.

No entanto, Nikola Jokic continua a ser, de longe, o melhor jogador na Liga, enquanto Christian Braun, de 23 anos, parece finalmente ter encontrado o seu lugar no cinco titular, com uma média de 16,3 pontos por jogo esta época. Westbrook também provou ser uma valiosa peça de rotação.

As vitórias sobre duas das melhores equipas do Oeste, Dallas MavericksOklahoma City Thunder, na última semana, mostraram credenciais de campeão, juntamente com as vitórias contra os Miami Heat e os Toronto Raptors.

Fracasso da semana

Para uma equipa que era suposto ser uma das favoritas ao título este ano, os Dallas Mavericks ainda não conseguiram dar o seu melhor, e uma semana com derrotas apertadas contra os Nuggets, Phoenix Suns e Indiana Pacers é uma grande fonte de frustração.

Luka Doncic é indiscutivelmente o melhor jogador do mundo, atrás de Jokic, mas ainda não encontrou a sua melhor forma, lançando 41% do campo e 33% de três pontos. A capacidade de decisão também não tem sido muito boa e tem sido uma das principais razões para o início pouco animador dos Mavs.

Estão em 11.º lugar na Conferência Oeste, com cinco vitórias e cinco derrotas, o que está longe de ser o ideal. É claro que ainda há um longo caminho a percorrer, mas vão precisar mais de Doncic se quiserem igualar ou superar o que fizeram na temporada passada.

Jogador da semana

Para um três vezes MVP e ex-campeão da NBA, o facto de Jokic poder estar a ter o seu melhor início de época é assustador. Está com uma média quase inacreditável de 29,7 pontos, 13,7 ressaltos e 11,7 assistências nesta campanha, e nos últimos quatro jogos, as estatísticas são: 37-18-15, 30-11-14, 23-20-16 e 28-14-13. Ridículo.

Contra os Thunder, tornou-se o primeiro jogador desde Oscar Robertson, em 1965, a registar 23 pontos, 20 ressaltos e 16 assistências num jogo, enquanto contra os Mavs tornou-se também o primeiro jogador a conseguir mais de 37 pontos, 18 ressaltos e 15 assistências.

Estamos a assistir a grandeza todos os dias quando Jokic entra em campo, e simplesmente não há forma de o parar. Ele é uma força da natureza que, sozinho, dá aos Nuggets uma oportunidade de glória. Não seria nenhuma surpresa se  ganhasse o quarto troféu de MVP esta época.

Jogada da semana

Os Heat perdiam com os Minnesota Timberwolves por um ponto a nove segundos do fim na noite de segunda-feira, antes de o treinador Erik Spoelstra preparar uma brilhante jogada que permitiu a Nikola Jovic fazer o lançamento que os colocou na frente e vencer um jogo emocionante.

História da semana

Os Mavericks enfrentam os Golden State Warriors na quarta-feira de madrugada (03:30), o que significa que a lenda dos Warriors, Klay Thompson, vai regressar ao local onde passou 11 anos e ganhou quatro títulos da NBA, tornando-se um dos atiradores mais temidos de todos os tempos, ao lado do splash bro Steph Curry.

Por isso, os Warriors disseram que iriam oferecer a todos os adeptos presentes um chapéu de capitão para homenagear Thompson, cuja alcunha é "Capitão Klay", já que ia de barco para todos os jogos em casa.

Um verdadeiro ícone do jogo, esperemos que Thompson tenha a receção que merece numa noite que será certamente emocionante para todos os envolvidos.

Siga a NBA em direto com o Flashscore