Sixers somam terceira vitória, Golden State Warriors vencem Kings pela primeira vez
Brooklyn Nets 97-102 Philadelphia 76ers
A intenção era óbvia: Joel Embiid devia ser desviado do jogo com um estilo duro e, por vezes, injusto. A superestrela de Filadélfia não se deixou levar por uma falta estúpida: "Podia-se ver qual era o plano deles: estavam a tentar frustrar-me para que eu fosse expulso. Mas eu sou demasiado maduro para ser colocado numa situação dessas. Por isso, fiz o meu trabalho e ganhámos".
Embora os 14 pontos de Embiid não correspondessem à sua média da fase regular, ele trouxe as suas qualidades para outro lado. Por exemplo, a 8,8 segundos do fim, fez um bloqueio decisivo para evitar que os Brooklyn amarrassem o jogo.
Depois de James Harden ter saído da quadra no terceiro quarto devido a dores na virilha, Embiid foi pressionado com frequência e Tyrese Maxey assumiu o comando do ataque. Cinco dos seus oito cestos de três pontos foram eficazes. Maxey terminou com 10 pontos no último quarto do jogo, somando 25 no total.
Os Brooklyn tentaram manter o jogo aberto durante muito tempo e compensar a superioridade do adversário com o espírito de luta. Ao intervalo, no entanto, estavam a perder por onze pontos. Após o terceiro quarto, deram realmente a volta ao jogo, liderados por Cam Johnson (13 pontos, 17 no total) e Mikal Bridges (nove pontos, 26 no total).
No final, não valeu de nada. As falhas do jogo foram impiedosamente expostas nos últimos doze minutos. Embora Filadélfia lidere agora a série por 3-0 e seja altamente improvável a reviravolta, o treinador dos Nets, Jacque Vaughn, ficou satisfeito com o desempenho da sua equipa: "Eu disse ao grupo que eles não desistiram e eles cresceram esta noite".
Golden State Warriors 114-97 Sacramento Kings
O campeão em título Golden State recuperou para ganhar o terceiro jogo contra os Sacramento Kings. A equipa da superestrela Stephen Curry ganhou 114-97 em casa e reduziu o resultado para 1-2.
Curry foi o homem do jogo com 36 pontos. Ele ficou satisfeito com o desempenho da sua equipa: "Gosto da energia que criámos esta noite. Temos de a usar", disse o jogador de 35 anos, que elogiou a sua equipa por "aparecer com a atitude certa.Se tivéssemos perdido este jogo, teria sido como se tivesse acabado".
Os Kings estão de volta aos play-offs pela primeira vez em 17 anos. Os Warriors conseguiram conter a forte ofensiva de Sacramento pela primeira vez no terceiro jogo. Kevon Looney definiu a sua melhor marca na carreira com 20 ressaltos.
O ambiente no Chase Center esteve quente. No segundo confronto, houve altercações, que entre outras coisas resultaram numa suspensão de Draymond Green por ter agredido Domantas Sabonis. Um lapso que paradoxalmente resultou em Sabonis ser vaiado veementemente pelos adeptos em São Francisco.
Los Angeles Clippers 124-129 Phoenix Suns
Os Clippers não conseguiram assumir a liderança no terceiro jogo contra os Phoenix. Kevin Durant empatou regularmente o suficiente para criar um espaço valioso para os seus companheiros de equipa. Devin Booker, em particular, beneficiou disso, marcando 45 pontos.
Durant ficou entusiasmado com Booker: "Deu o tom, moveu-se para o cesto, iniciou jogadas e controlou todo o jogo". O próprio Durant contribuiu com 28 pontos e converteu todos os seus onze lances livres.
Os Clippers estiveram sem Kawhi Leonard. Ele havia sido um jogador dominante no primeiro jogo do playoff contra o Suns com 38 pontos, mas uma entorse no joelho direito forçou-o a descansar. Resta saber se Leonard estará disponível para o quarto jogo.