Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Top 100 Flashscore NBA 2023/24: 30.º ao 21.º, um passo mais perto do topo

Sébastien Gente
Será que De'Aaron Fox vai manter os Kings nos play-offs?
Será que De'Aaron Fox vai manter os Kings nos play-offs?AFP
Até ao início da época, os editores do Flashscore apresentam-lhe o seu ranking dos 100 jogadores mais importantes da época. Esta oitava edição leva-nos até ao limite do Top 20, com All-Stars e títulos em abundância, mas também alguns jogadores polémicos.

30: James Harden (Philadelphia 76ers)

Um dossiê complicado, porque estamos a falar do atual líder de passes da liga. E, teoricamente, ele é mais alto que o 30.º posto. Só que 1 - a menos de uma semana do início da nova época, ainda não sabemos onde vai jogar, e 2 - o seu comportamento na pré-temporadas levanta dúvidas sobre se deve ficar em Filadélfia. Mais uma nota no cadastro, O Barba fez ameaças veladas de mau comportamento, e lança uma sombra sobre o que será a sua época.

Médias em 2022/2023: 21 pontos, 10,7 assistências, 38,5% de triplos

Objetivo: perguntamo-nos

29: Ja Morant (Memphis Grizzlies)

Dossiê complicado número 2. Sobre o valor do jogador, é no mínimo Top 15, e podemos discutir sobre o Top 10. Exceto que as suas muitas travessuras na época passada tiveram uma consequência: uma suspensão de 25 jogos no início da época. Onde estará a sua equipa quando ele regressar? E se a mecânica estiver bem oleada, será que o seu regresso terá algum impacto? É uma pena, porque o seu talento é inegável.

Médias em 2022/2023: 26,5 pontos, 8,1 assistências, 30,7% de triplos

Objetivo: voltar ao seu melhor e ter uma verdadeira carreira na NBA.

28: Zion Williamson (New Orleans Pelicans)

Dossiê complicado número 3. Na época passada, Zion dominou, os Pelicans começaram bem, depois outra lesão e não o vimos mais durante toda a época. A avaliação básica de Morant é válida para Zion, mas a sua fragilidade física continua a ser um problema se quisermos que ele seja realmente considerado um jogador importante. 114 jogos em quatro épocas é um número penoso, mas quando está em campo, poucos o conseguem parar.

Médias em 2022/2023: 26 pontos, 7 ressaltos, 60,8% de lançamentos, 29 jogos

Objetivo: 65 jogos no mínimo

27: Klay Thompson (Golden State Warriors)

Ainda cá está, o irmão Splash. Uma época bastante subvalorizada, porque continua a fazer os seus lançamentos na defesa. Foi assim durante 12 anos e será novamente assim este ano. A dinastia dos Warriors parece estar a chegar ao fim, apesar de terem sido campeões em 2022. O seu papel será escrutinado, uma vez que a chegada de Chris Paul levanta questões, mas enquanto Golden State jogar com small ball, ele estará lá.

Médias em 2022/2023: 21,9 pontos, 43,6% de lançamentos, 41,9% de triplos

Objetivo: 22 pontos, 50% de lançamentos , 40% de triplos

O pulso de Killa Klay vai ficar quente novamente.
O pulso de Killa Klay vai ficar quente novamente.AFP

26: Pascal Siakam (Toronto Raptors)

Quer passe a época em Toronto ou não, o camaronês será um agente livre no verão de 2024 e será extremamente cobiçado no mercado. Vem, sem dúvida, da melhor época da sua carreira e é o líder indiscutível da sua equipa, mas os Raptors não estão suficientemente fortes para lutar pelo título. No entanto, ele tem o privilégio de já ter um anel, pelo que não estará sob este tipo de pressão, e irá sem dúvida fazer uma grande época para conseguir um contrato máximo, em Toronto ou noutro lugar.

Médias em 2022/2023: 24,2 pontos, 7,8 ressaltos, 5,8 assistências, 32,4% de triplos

Objetivo: 26 pontos, 10 ressaltos, 8 assistências

25: De'Aaron Fox (Sacramento Kings)

Talento, nós sabíamos que ele tinha. Mas os Sacramento esperavam que esse talento se traduzisse em sucesso para a sua equipa, e foi o que aconteceu. Os Kings estão de volta aos play-offs, e o base é, sem dúvida, a principal razão. A dupla com Sabonis é um verdadeiro ponto forte, mas é justo dizer que ele é o líder, tão decisivo e impactante que ganhou o All-Star Game e o Clutch Award. Mais uma época como esta e o Top 20 ficará claro.

Médias em 2022/2023: 25 pontos, 6,1 assistências, 51,2% de lançamentos, 32,4% de triplos

Objetivo: 27 pontos, 8 assistências, manter os Kings no topo do Oeste

24: Anthony Edwards (Minnesota Timberwolves)

Um pouco baixo, Ant Man? Está a ficar difícil de decidir nesta fase. A lesão de KAT abriu caminho para que ele assumisse as rédeas dos Wolves. Vimos o início de uma futura estrela, recompensada com um All-Star. Mas a parte mais difícil está prestes a começar para ele. Ainda é jovem na NBA e as defesas vão concentrar-se nele agora que é oficialmente a opção principal da equipa. Se ele levar a sua equipa para o próximo nível, está tudo acabado.

Médias em 2022/2023: 24,6 pontos, 45,9% de lançamentos , 36,9% de triplos

Objetivo: 28 pontos, 40% de triplos, candidato a MIP (jogador que mais melhorou)

Espera-se uma explosão para Ant.
Espera-se uma explosão para Ant.AFP

23: Jaylen Brown (Boston Celtics)

O eterno debate sobre o valor real de Brown. Tatum é agora o número 1 indiscutível dos Celtics, e o foco está nos defeitos do seu tenente e não nas qualidades. No entanto, ele continua a ser fundamental para o sucesso recente do Boston, mas resta saber se ele manterá seu papel com a chegada de um novo base. Será que ele pode ser vítima da reformulação dos C's? Dada a dimensão do seu contrato, não acreditamos nisso nem por um segundo.

Médias em 2022/2023: 26,6 pontos, 49,1% de lançamentos, 33,5% de triplos

Objetivo: 28 pontos, 40% de três pontos

22: Jrue Holiday (Boston Celtics)

O base em questão deixa um concorrente pelo título para se juntar a outro. Sacrificado para dar lugar a Lillard em Wisconsin, viu Boston aproveitar-se dele para completar o cinco inicial. Foi um bom negócio, tendo em conta o quão fundamental ele foi para o título dos Bucks em 2021. Os C's sabem o que estão a receber: um dos melhores jogadores da liga nos dois lados do campo, movido por um sentimento de vingança, para finalmente ir em busca do título.

Médias em 2022/2023: 19,3 pontos, 7,4 assistências, 47,9% de lançamentos, 38,4% de triplos

Objetivo: 20 pontos, 10 assistências e equipa NBA defensiva

21: Bam Adebayo (Miami Heat)

Por falar em jogadores bom nos dois lados do campo... o postedos Heat continua a fazer uma série de épocas de grande qualidade. Ofensivamente, ele é um perfeito complemento para Butler, e defensivamente, é o pilar de Miami, o que é especialmente evidente nos play-offs. A última campanha ficará para sempre na memória e é, sem dúvida, altura de ser recompensado como indivíduo. Um tenente perfeito, agora é a altura de ser reconhecido.

Médias em 2022/2023: 20,4 pontos, 9,2 ressaltos, 54% de lançamentos.

Objetivo: 22 pontos, 10 ressaltos e jogador defensivo do ano