Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Top 100 Flashscore NBA 2024/25: 1.º lugar para Nikola Jokić, o rei sérvio sentado no trono

Sébastien Gente
O rei é sérvio, viva o rei.
O rei é sérvio, viva o rei.MATTHEW STOCKMAN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Pelo segundo ano, o Flashscore traz-lhe o seu ranking dos 100 jogadores mais esperados da época 2024/2025 da NBA. O melhor jogador, o número um, é, naturalmente, Nikola Jokić, agora três vezes MVP e tão fascinante como sempre, mas que terá muito a compensar.

Desta vez, não há desculpa: Nikola Jokić foi eleito o Jogador Mais Valioso pela terceira vez em quatro anos. E no único ano em que não levou a estatueta, levou ainda os prémios Larry O'Brien e MVP das Finais. Não se trata do melhor jogador da época, mas sim dos últimos quatro anos, sem dúvida, pois o pivot sérvio parece ter sempre uma grande margem sobre a concorrência.

Mas ter o melhor jogador do mundo no plantel não é suficiente para conquistar o título. Quando os jogadores não estão à altura, o MVP não pode ganhar jogos sozinho (bem, pode, mas não durante toda a época e muito menos em todos os jogos do playoff). Aconteceu com Michael Jordan, aconteceu com LeBron James e aconteceu com o Joker nos últimos play-offs, quando os Wolves conseguiram minar os sonhos de Denver de uma dobradinha depois de um jogo 7 sufocante nas meias-finais da conferência.

No entanto, a direção do Denver não mudou a sua base. Acabou-se Kentavious Caldwell-Pope, a chegada de Russell Westbrook como sexto homem... e é tudo. O suficiente para ser um candidato? Sim, já que Nikola Jokić está aqui, a fazer da sua equipa um candidato ao título. Mas a questão ainda permanece: o sérvio pode ser ainda mais forte?

A resposta é, sem dúvida, sim. Demasiado fácil mata fácil, e talvez, apenas talvez, a indiferença do Joker lhe tenha pregado algumas partidas na época passada. Mas não importa, ele continua a ser o melhor jogador do mundo, a fazer as delícias do público da NBA noite após noite, e tem todas as hipóteses de ganhar uma quarta estatueta para se juntar ao verdadeiro GOAT da liga. Contamos sobretudo com o espírito de vingança após a eliminação no play-off e o fracasso olímpico, apesar de um sérvio aterrador: e pensamos que vamos assistir a uma época de mestre.

Estatísticas de 2023/2024: 26,4 pontos, 9 assistências, 12,4 ressaltos, 58,3% em lançamentos, 35,9% em triplos.

Objetivo para 2024/2025: 30 pontos / 13 ressaltos / 10 assistências / MVP / título da NBA