Top 100 Flashscore NBA 2024/25: 10.º lugar, Jalen Brunson e a chamada de atenção de Nova Iorque
Em 2022, Jalen Brunson foi um dos principais arquitectos da excelente campanha dos Dallas Mavericks nos play-offs, que os levou a terminar em segundo lugar na Conferência Oeste. Mas já era evidente que o papel de tenente de Luka Doncic era demasiado pequeno para ele. E, no entanto, foi Dallas que selecionou o base bicampeão da NCAA em 33.º lugar em 2018, num draft repleto de talento. Mas era demasiado baixo para um jogador assim.
Os Mavs tentaram tudo para o manter, mas ele só queria Nova Iorque. E Nova Iorque adoptou-o sem pestanejar, pois passou de 16 para 28 pontos em duas épocas. Mas, acima de tudo, fez renascer um franchise histórico, que continua a ser o mais rentável da NBA, apesar da falta de resultados, e que se tornou numa equipa que chegou duas vezes aos play-offs em épocas consecutivas (algo que não acontecia desde 2000) e que esteve a um jogo das finais de conferência.
No meio de uma equipa jovem, física e ambiciosa, Brunson assumiu o papel de capitão do navio com alguns desempenhos históricos. 61 pontos contra os Spurs em março, apenas um a menos do que o recorde de Carmelo Anthony. E durante os play-offs, tornou-se o primeiro jogador desde... Michael Jordan a marcar pelo menos 40 pontos em 4 jogos consecutivos. Mas a época terminou de forma desastrosa, com uma fratura na mão no jogo 7 contra os Pacers, numa altura em que toda a gente já esperava que os Knicks derrubassem o ogre Boston na final da conferência.
Nada de Jogos Olímpicos para Brunson, mas sim um novo contrato, deliberadamente reduzido em termos salariais, para conquistar o público de uma vez por todas. E foi-lhe atribuído o papel de capitão da equipa. Tudo está pronto, tudo está presente, mas a pressão também. Qualquer coisa menos do que uma final de conferência seria um fracasso, tendo em conta os esforços feitos - pelo jogador e pelo franchise. Jalen Brunson é uma estrela, e esta época precisa de se tornar uma superestrela.
Estatísticas de 2023/2024: 28,7 pontos, 6,7 assistências, 47,9% em lançamentos de campo, 40,1% em triplos.
Objetivo para 2024/2025: 30 pontos / 8 assistências / Candidato a MVP / Primeira equipa da All-NBA / Mínimo de finais de conferência