Top 100 Flashscore NBA 2024/25: 2.º lugar para Luka Dončić, a magia eslovena encanta
Já se passaram seis anos desde que Luka Dončić chegou à NBA. A reputação era lisonjeira, mas estava longe de ser usurpada. Seis anos a aterrorizar defesas, a subir na hierarquia pouco a pouco, e agora não há dúvidas: é um dos melhores jogadores do mundo. Um talento geracional, para usar uma expressão bem conhecida, que aterrorizou o mundo com alguns desempenhos deslumbrantes, como o seu jogo de 73 pontos em janeiro passado, o quarto maior total da história.
Mas o ano passado marcou um ponto de viragem: depois de uma época de 2023 coletivamente desastrosa, os Mavericks chegaram aos play-offs da temida Conferência Oeste. Uma campanha irrepreensível, três vitórias claras e um lugar na final, onde foi preciso o rolo compressor dos Celtics para acabar com a heresia. A melhor época de Dallas desde o título de 2011 conquistado pelo outro ícone do Texas, Dirk Nowitzki. A referência máxima.
Finalista da NBA pela primeira vez e finalmente no pódio de MVP, Luka Magic está muito perto das alturas que lhe foram prometidas desde que pisou o palco profissional pela primeira vez, aos 16 anos, no Real Madrid. Mas perto não é sinónimo de MVP, nem de campeão. Costuma dizer-se que ninguém se lembra de um falhado, e se não queremos esquecer um jogador como este, temos de começar a construir um verdadeiro legado, e isso constrói-se com títulos e troféus.
O MVP e/ou o título, não é preciso entrar em pormenores para falar da época que se avizinha. Luka é provavelmente o segundo melhor jogador do mundo, precisa de se tornar o primeiro e ultrapassar o gigante sérvio que está a bloquear o caminho. Gostaríamos de o ver falar menos com os árbitros e não gastar energia desnecessariamente durante os jogos, mas um jogador é um todo, e este é um grande todo. É de esperar magia nesta época, e esperemos que conduza a um título.
Estatísticas de 2023/2024: 33,9 pontos, 9,8 assistências, 9,2 ressaltos, 48,7% em lançamentos, 38,2% em triplos.
Objetivo para 2024/2025: 35 pontos / 10 ressaltos / 10 assistências / MVP / título da NBA