Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Top 100 Flashscore NBA 2024/25 4.º lugar: Gilgeous-Alexander pela honra do Canadá e dos Thunder

Sébastien Gente
SGA = MVP?
SGA = MVP?JAMIE SQUIRE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Pelo segundo ano consecutivo, o Flashscore apresenta o seu ranking dos 100 jogadores mais esperados da época 2024/2025 da NBA. Ao pé do pódio, encontramos Shai Gilgeous-Alexander, que se tornou a superestrela esperada e que vai tentar subir os últimos degraus, tanto a nível individual como coletivo.

Com a internacionalização da NBA, não é de admirar que o Canadá esteja a jogar nas grandes ligas. Steve Nash abriu o caminho com dois títulos de MVP na década de 2000, antes da inesquecível coroação dos Toronto Raptors em 2019. Estas estreias abriram caminho e, hoje, os Maple Leaf são simplesmente o país estrangeiro com mais jogadores na NBA.

E a maior jóia da coroa é, sem dúvida, Shai Gilgeous-Alexander. Um jogador que rapidamente causou alvoroço, enviado para os Thunder na troca por Paul George com a promessa de que OKC havia recebido uma futura estrela. A franquia levou o tempo necessário para construir uma equipa coerente que atingiu todo o seu potencial na época passada, terminando no topo do Oeste após uma época incrível.

Mas a máquina emperrou nos play-offs. Seja por inexperiência ou por limitações, OKC não conseguiu chegar às finais de conferência e esse será o principal objetivo da equipa esta época. Quanto a SGA, ficou em 2.º lugar no MVP, por isso o que pode ambicionar para além da estatueta? Já esteve incrivelmente perto no ano passado como um defesa de elite, mas também mostrou uma liderança incrível para levar uma equipa muito jovem ao topo e muito rapidamente.

SGA está muito perto do estatuto de melhor jogador do planeta do basquetebol. Os últimos metros serão os mais difíceis, mas espera consegui-lo esta época. Quer se trate de glória individual ou coletiva, vai tentar levar tudo, mas terá de evitar algumas armadilhas para os OKC, que serão observados de perto e julgados se não fizerem pelo menos o mesmo que na época passada, com Shai Gilgeous-Alexander, um líder pelo exemplo e a nova jóia da coroa do basquetebol canadiano.

Estatísticas de 2023/2024: 30,1 pontos, 6,2 assistências, 5,5 ressaltos, 53,5% lançamentos, 35,3% triplos

Objetivo para 2024/2025: 32 pontos / finais de conferência/ MVP