Top 100 Flashscore NBA 2024/25 5.º lugar: Joel Embiid, domínio ou desilusão?
10 anos depois da sua chegada à NBA, Joel Embiid só disputou 433 jogos dos 801 possíveis na época regular. Que figura poderia simbolizar melhor a carreira do gigante camaronês-franco-americano? O maior craque da NBA, mas com demasiadas limitações físicas, reforçadas pela regra dos 65 jogos para a atribuição de troféus individuais. Se há alguém que é prejudicado por esta regra, é ele.
Mas, mesmo assim, ganhou o prémio MVP em 2023 e fica-se com a sensação de que o título é agora o seu único objetivo. Isso pode parecer ilusório para um jogador que nunca pisou uma final de conferência. Mas, pelo menos, o jogador e o seu franchise estão em sintonia. Os 76ers apoiaram claramente o seu craque quando ele declarou que, se pudesse, não jogaria mais nenhum jogo em dois dias seguidos até ao fim da carreira.
Por outro lado, atraíram Paul George com um contrato enorme para formar um Big Three com Embiid e Tyrese Maxey, a revelação da última temporada. Mas as dúvidas físicas não tardaram a surgir, com a lesão de PG13 a custar-lhe - por enquanto - o início da época, enquanto o MVP de 2023 não pisou o campo na pré-temporada. Um mau presságio? Tendo em conta os investimentos feitos, é evidente que a equipa não tem margem de erro em termos de resultados.
O poste tem como objetivo uma época com poucos jogos, mas dominante no basquetebol e nas estatísticas. Continuar a ser o rolo compressor que marca 30 pontos por noite. Mas, como é óbvio, é nos play-offs que deverá brilhar, pois a sua última campanha foi novamente dececionante. Se ainda não houver finais de conferência, parte da aura de Joel Embiid terá desaparecido. E as lesões não explicam totalmente esta desilusão.
Estatísticas de 2023/2024: 34,7 pontos, 56 assistências, 11 ressaltos, 52,9% lançamentos, 38,8% triplos
Objetivo para 2024/2025: 35 pontos/13 ressaltos/finais de conferência