Top 100 Flashscore NBA 2024/25 8.º lugar, Jayson Tatum, título no saco, o que se segue?
O projeto de Boston, lançado em 2013, quando os Celtics cederam os seus veteranos aos Nets em troca de uma série de escolhas de draft, acabou por dar frutos 11 anos depois. Um título da NBA há muito esperado, o primeiro da franquia em 16 anos, para uma equipa conquistadora construída durante anos em torno da dupla Jaylen Brown e Jayson Tatum. Mas o facto de o primeiro ter ganho o prémio de MVP das Finais ainda causa arrepios a algumas pessoas.
No papel, Tatum é o líder. O papel dos dois era fundamental em qualquer dos casos, mas para um jogador que gosta de repetir que é um dos melhores da NBA, é um pouco incompatível. O debate sobre quem era o verdadeiro líder desta equipa tem provavelmente atormentado o progresso dos Celtics nos últimos anos, e quando finalmente se chegou a um consenso sobre Tatum, Brown roubou o espetáculo.
Por natureza, Jayson Tatum é o campeão n.º 1 da NBA. É por isso que, ao contrário do seu companheiro de equipa, figura neste Top 10. Mas será que ele é capaz de se envolver noutra batalha? Os favoritos ao título de MVP parecem intocáveis individualmente e, apesar da temporada arrasadora do conjunto de Boston, apenas um dos 100 votantes colocou Tatum no pódio.
Individualmente, portanto, Tatum precisa de fazer melhor e acabar de vez com o debate sobre o número um. Mas para um jogador que há muito é anunciado como um futuro MVP, um lugar no topo ainda parece fora de alcance. A menos que passe de muito, muito bom para excecional. Um resultado desejável para apimentar a corrida ao título de MVP, mas será que devemos dar prioridade ao troféu individual ou ao coletivo? Essa é a essência da temporada de Jayson Tatum, a menos que ele seja capaz de fazer as duas coisas.
Estatísticas de 2023/2024: 26,9 pontos, 4,9 assistências, 8,1 ressaltos, 47,1% de remates, 37,6% triplos
Objetivo para 2024/2025: 30 pontos / 10 ressaltos / campeão da NBA / pódio de MVP