Basquetebol: Málaga acolhe o quinto clássico da época e a 21.ª final entre Real e Barça
Na era da ACB, houve finais entre os Merengues e os Culés em 13 ocasiões, com nove vitórias para os Azulgranas e quatro para os Blancos. No entanto, se recuarmos às últimas 10 épocas, esta final repetiu-se em seis ocasiões, que serão sete com a final deste domingo nos últimos 11 anos.
Os duelos entre Real Madrid e Barcelona monopolizaram aquele que era, até há pouco tempo, o torneio das surpresas. Na última década, apenas quatro outras equipas chegaram à final: Gran Canaria, Valencia Basket, Unicaja e Lenovo Tenerife. Só os Malagueños conseguiram conquistar o torneio fora do universo Madrid-Barça.
Antes da era da ACB, Madrid e Barça tinham-se defrontado em sete finais, com quatro vitórias catalãs e três madrilenas.
28-27
Em termos globais, o Barcelona pode igualar o Real Madrid em títulos conquistados. O conjunto blanco venceu a Taça em 28 ocasiões, contra 27 do Barcelona.
Na edição deste ano da Taça do Rei, as duas equipas seguiram trajectórias semelhantes. Vitórias apertadas nos quartos de final (Real Madrid 84-79 contra o UCAM Murcia e Barcelona 102-91 contra o Baxi Manresa) e vitórias claras nas meias-finais: Real Madrid 95-76 contra o Valencia Basket e Barcelona 108-76 contra o Lenovo Tenerife.
Real Madrid 3-1 Barcelona
Acredite-se ou não, uma vez que ainda só estamos em fevereiro, o jogo desta tarde no José María Martín Carpena, em Málaga, é o quinto clássico da época.
Na Supertaça de Múrcia, o Real Madrid venceu o Barcelona por 80-90. Na ACB, o jogo da primeira volta disputado no WiZink Center terminou com uma vitória branca por 86-79. Depois disso, houve dois duelos na Euroliga. O de Madrid, 65-64 para a equipa de Mateo. O de Barcelona, 83-78 para a equipa de Grimau.
E atenção, porque ainda podem haver vários outros, nos playoffs da ACB e na Euroliga, ou nos playoffs e na Euroliga, dependendo dos resultados e da evolução das duas equipas.