Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Basquetebol: Málaga recheada de momentos históricos recebe a decisão da Taça do Rei

David Olivares
Vista panorâmica do Martín Carpena
Vista panorâmica do Martín CarpenaACB/ M. Pozo
A capital da Costa do Sol recebe a Taça do Rei pela quinta vez, um recorde absoluto na era da ACB, partilhado com Madrid e Vitória. Além disso, a cidade é a casa do atual campeão da competição, o Unicaja, que derrotou o Barcelona e o Real Madrid na última edição, em Badalona, para chegar à final e derrotar o Lenovo Tenerife. A equipa vencedora é a base da atual: Alberto Díaz, Tyson Carter, David Kravish, Kendrick Perry...

O desafio do Unicaja agora é repetir o título, algo que só o Real Madrid e o Barcelona conseguiram, e ganhar o troféu em casa, algo que não acontece desde que o TAU Cerámica o conquistou em Vitória em 2002. Os dois triunfos dos Malagueños foram em Saragoça (2005) e Badalona (2023).

A primeira edição foi em 2001, quando o Barcelona derrotou o Real Madrid por 80-77 na final. O torneio foi recordado pelo aparecimento de Pau Gasol no basquetebol nacional, que foi proclamado MVP, com 25 pontos na final. Nesse ano, Cáceres chegou às meias-finais depois de vencer o TAU e os anfitriões perderam com os campeões nos quartos de final.

A segunda edição em Carpena teve lugar em 2007. E mais uma vez se repetiu a final e o vencedor. Clássico com um triunfo dos Culé por 69-53.

Em 2014, o Madrid vingou-se com um histórico triplo de Sergio Llull a 0,7 segundos do fim. Os homens de Pablo Laso venceram o dérbi in extremis por 77-76 e Nikola Mirotic, então de branco, foi o MVP da competição.

A última Taça de Málaga realizou-se em 2020 e o Unicaja chegou à final, depois de vencer o Casademont Zaragoza e o Morabanc Andorra. Na final defrontou o Madrid e não pôde fazer nada, apesar do grande jogo de Brizuela, porque os brancos venceram por 68-95, com 20 pontos de Carroll e 13 assistências e 29 de valorização de Campazzo, MVP do torneio.