Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Basquetebol: Os melhores cinco meses da história do Unicaja

Yankuba Sima celebra um cesto com Alberto Díaz em segundo plano
Yankuba Sima celebra um cesto com Alberto Díaz em segundo planoacb Photo / Emilio Cobos
Embora, em termos de importância, talvez o título mais importante tenha sido a Liga ACB conquistada na época 2005/2006, sob a direção de Sergio Scariolo, com Berni, Cabezas, Garbajosa, Marcus Brown, Pepe Sánchez e Daniel Santiago, os malagueños nunca tinham conquistado tantos troféus em tão pouco tempo como neste ano de 2024.

A vitória na Supertaça contra o Real Madrid lança um aviso muito sério aos restantes concorrentes. O que aconteceu nos últimos dois anos não é uma coincidência e o Unicaja tem tudo em vista.

A equipa de Los Guindos pôs fim, no domingo, à série de seis vitórias consecutivas do Real Madrid na competição e conquistou o oitavo título da sua história. O quarto no último ano e meio e o terceiro nos últimos quatro meses.

A já referida ACB de 2005/2006 surgiu uma época depois de ter conquistado a Taça do Rei, precisamente contra o Real Madrid, em Saragoça. Antes disso, o Unicaja tinha conquistado o primeiro título da história do clube em 2001: a Taça Korac, com Boza Maljkovic no banco.

Desde 2006, tinham passado 11 anos até que fosse conquistada outra taça. Desta vez, foi o segundo título internacional do Club Baloncesto Málaga, a Eurocup, vencendo o Valencia Basket na final. Joan Plaza era o treinador e, para além de Alberto Díaz, jogavam Nemanja Nedovic, Kyle Fogg e Carlos Suárez.

A era Ibon Navarro

Após alguns anos de desilusão, em 2022 começou um novo projeto em Málaga, sob as ordens de Ibon Navarro. Com o próprio Alberto Díaz e com um grande sucesso no recrutamento dos norte-americanos que se foram juntando desde então e até agora (Osetkowski, Kalinoski, Perry, Kravish, Tyson Carter, Kameron Taylor...) , o Unicaja conseguiu a proeza de vencer a Taça do Rei em Badalona, em 2023. Deixou para trás o Barcelona, o Real Madrid e o Lenovo Tenerife.

Em abril de 2024, a Liga dos Campeões de Basquetebol, que tinha escapado no ano anterior em Carpena, foi conquistada em Belgrado. A Final Four disputada na Sérvia viu os Malagueños derrotarem o UCAM Murcia e o Lenovo Tenerife.

Embora a aventura nos playoffs da ACB tenha terminado nas meias-finais, depois de ter vencido o campeonato regular, as desilusões não tardaram a chegar ao fim. Na semana passada, o Unicaja venceu a sua primeira Taça Intercontinental, na qual participou como vencedor da Liga dos Campeões, derrotando na final o United da G-League da NBA. E agora chegou a Supertaça Endesa. Vitórias contra o UCAM Murcia, anfitrião e segundo classificado da Liga, e o todo-poderoso Real Madrid. E Kam Taylor, o MVP.

A ACB ainda não começou e em Málaga há muito para dizer. É pena que, por razões que não são estritamente desportivas, a equipa não participe na Euroliga, pois tem nível para competir na mais importante competição de clubes do Velho Continente.