Feminino: New York Liberty conquistam primeiro título da WNBA
Reveja aqui as principais incidências da partida
Depois de perderem cinco finais desde a criação da WNBA em 1996, incluindo a final do ano passado contra Las Vegas, as Liberty finalmente quebraram a maldição no final de um jogo decisivo com um suspense de tirar o fôlego.
A equipa de Nova Iorque conseguiu ultrapassar um mau início de jogo e o fracasso total das principais líderes Breanna Stewart (4 em 15) e Sabrina Ionescu (1 em 19, incluindo 1 em 10 em triplos) para dominar as Lynx, que esperavam conquistar o quinto troféu.
Em desvantagem no início do jogo e sem conseguir marcar de longe, Nova Iorque voltou a entrar no jogo com algumas opções interiores, nomeadamente Jonquel Jones (17 pontos e 6 ressaltos), que foi nomeada MVP da final.
As Liberty recuperaram a vantagem no terceiro período, vencendo por 20-10, mas Minnesota manteve-se no jogo, oferecendo um quarto período irrespirável no ambiente soberbo do Barclays Center, em Brooklyn.
Poucos segundos depois de ter falhado dois lances livres, Stewart compensou na linha para empatar o resultado a 60-60, responder a um novo cesto de Napheesa Collier (22 pontos) e chegar ao prolongamento, com Kayla McBride (21 pontos) a falhar o ponto de partida à distância.
Leonie Fiebich (13 pontos) libertou as Liberty com um lançamento de três pontos no início do prolongamento (o segundo e último triplo em todo o jogo), que a sua equipa dominou.