Bastian Schweinsteiger elogia Franz Beckenbauer: "Tudo o que tocou transformou-se em ouro"
Schweinsteiger fez parte de uma marcha fúnebre no início da cerimónia no relvado da Allianz Arena de Munique. "Foi muito significativo", disse o jogador de 39 anos: "Estar no círculo central, ver a imagem e depositar a rosa foi muito especial. Nunca o vou esquecer".
Beckenbauer também teve uma influência decisiva na sua carreira, disse Schweinsteiger. Uma vez encontrou-se com Beckenbauer "no avião, mesmo antes de ir à casa de banho", onde se desenvolveu uma conversa. Quando lhe perguntaram onde Beckenbauer tinha gostado mais de jogar futebol, ele respondeu: "Em Nova Iorque. Também tens de fazer isso". Schweinsteiger "percebeu exatamente o que ele queria dizer. É possível viver bem lá".
Tal como Beckenbauer, Schweinsteiger terminou a sua carreira nos EUA. Jogou os seus últimos três anos profissionais na MLS norte-americana ao serviço do Chicago Fire, enquanto Beckenbauer tinha jogado no New York Cosmos.
Beckenbauer morreu em Salzburgo, aos 78 anos. Foi sepultado ao lado dos pais no cemitério de Perlacher Forst, em Munique, a 12 de janeiro. Dezenas de milhares de fãs e celebridades do futebol assistiram à cerimónia fúnebre na Allianz Arena, na sexta-feira, para se despedirem dele.