Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

"Batalha das Lendas": Armand Duplantis vence duelo de 100m contra Karsten Warholm em Zurique

Miguel Baeza
Para surpresa geral, Duplantis venceu o duelo dos 100 metros contra Warholm.
Para surpresa geral, Duplantis venceu o duelo dos 100 metros contra Warholm.Fabrice COFFRINI / AFP
Armand Duplantis venceu com um tempo de 10,37 segundos uma prova que atraiu a atenção dos adeptos do atletismo.

No estádio Letzigrund, em Zurique, estava tudo a postos para um duelo inédito e atrativo. O melhor saltador com vara da história enfrentou o atleta mais rápido de todos os tempos nos 400 metros com barreiras numa corrida de 100 metros.

Armand "Mondo" Duplantis contra Karsten Warholm. Um duelo que, embora tentassem fazer parecer espontâneo, foi patrocinado pela Puma e pela Red Bull, as marcas que patrocinam os dois protagonistas desta história.

Pouco antes das 20:30, começou a transmissão em direto da Suíça e, poucos minutos antes das 21:00, foi dado o pontapé de saída. O público, que esperava este acontecimento, acorreu à sala, ansioso por contar aos netos que tinha vivido pessoalmente um acontecimento que não se repetiria tão cedo.

A emoção foi tal que os organizadores decidiram adiar a corrida por uma hora para que o maior número possível de adeptos pudesse seguir a transmissão em direto a partir de casa e apreciar o extraordinário desafio lançado pelo sueco e pelo norueguês, dois dos homens mais carismáticos do atletismo atual.

Um grande espetáculo

A expetativa era justificada. Duplantis e Warholm não deixaram ninguém indiferente. A "Batalha das Lendas", como foi apelidada pelos organizadores, valeu bem a espera. Desde o início, o cenário foi épico, com os atletas a entrarem no ringue num carro descapotável, depois cada atleta a ser colocado num canto do ringue de aquecimento como se fossem pugilistas e, por fim, o magnífico papel que desempenharam na pista.

Sob o olhar atento de Dina Asher-Smith e Mujinga Kambundji, a corrida arrancou. No final, tal como previsto nos dias anteriores, o arranque com o calcanhar acabou por ser decisivo. Duplantis teve o melhor arranque e venceu em 10,37 segundos.