Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Benfica praticamente infalível nos oitavos de final da Liga dos Campeões

O golo de Yaremchuk frente ao Ajax, nos oitavos de final
O golo de Yaremchuk frente ao Ajax, nos oitavos de finalSL Benfica
Desde a introdução dos oitavos de final, na época 2003/04, o Benfica só por uma vez caiu nesta fase da Liga dos Campeões. Liverpool, Zenit e Ajax já caíram às mãos das águias.

Esta quarta-feira, o Benfica é a primeira equipa portuguesa a entrar em ação nos oitavos de final da Liga dos Campeões. No Jan Breydel, os encarnados vão defrontar o Club Brugge naquela que é a sexta participação nesta fase da prova milionária e o balanço é francamente positivo.

Nas cinco ocasiões anteriores, só por uma vez o Benfica acabou eliminado. Aconteceu em 2016/17, quando o Dortmund levou a melhor. A equipa então comandada por Rui Vitória venceu na primeira mão (1-0), mas no segundo duelo na Alemanha acabou goleado (0-4) e eliminado (1-4 no agregado).

A primeira participação do Benfica nos oitavos de final, em 2005/06 começou com um estrondo. As águias comandadas por Ronald Koeman eliminaram o Liverpool (3-0 no agregado), que então era o campeão europeu.

Em 2011/12, o Benfica eliminou o Zenit (4-3 no agregado), à semelhança do que aconteceu em 2015/16 (3-1, no agregado frente aos russos). Por último, na época passada, as águias eliminaram o Ajax (3-2 no agregado) para seguir para os quartos de final.

Uma novidade recente

O atual formato da Liga dos Campeões, com oitavos de final a seguir à fase de grupos, só começou em 2003/04, ano em que o FC Porto venceu a prova. Com início em 1955/56, a prova milionária teve algumas alterações no que toca ao percurso até ao jogo decisivo.

Começou por ser uma competição só de eliminatórias, a duas mãos (casa e fora). É, de resto, com este formato que o Benfica vence a competição, em 1961 e 1962 (duas rondas, quartos de final, meias-finais e final).

Em 1991/92 surge a primeira fase de grupos. Após duas rondas, oito clubes dividiam-se em dois grupos e os dois primeiros classificados avançavam para final. Dois anos depois, introduz-se as meias-finais.

Em 1994/95, a fase de grupos é alargada para quatro agrupamentos. Os dois primeiros classificados avançam para os quartos de final, seguindo o resto do percurso normal.

A entrada para o novo milénio trouxe uma novidade. Em 1999/2000, a Liga dos Campões passou a ter duas fase de grupos. Uma primeira com oito agrupamentos, uma segunda com quatro, e depois passava para uma fase a eliminar, iniciada nos quartos de final. Foi assim até 2003/04.