Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Boxe: Canelo Alvarez esmaga Berlanga e mantém o cinturão dos super-médios

Saul 'Canelo' Alvarez dá um soco no caminho para uma vitória por decisão unânime sobre Edger Berlanga
Saul 'Canelo' Alvarez dá um soco no caminho para uma vitória por decisão unânime sobre Edger BerlangaTayfun Coskun / Anadolu / Anadolu via AFP
A estrela mexicana Saul "Canelo" Alvarez (34) manteve o seu título mundial unificado de super-médios com uma decisão unânime sobre Edgar Berlanga, no sábado, em Las Vegas.

Alvarez derrubou o até então invicto Berlanga no terceiro assalto e foi implacável durante os 12 assaltos.

O campeão abalou Berlanga com uma grande direita nos segundos finais do nono assalto e ouviu-se o cornerman de Berlanga a perguntar ao seu lutador: "Estás acordado?", enquanto se sentava no seu banco antes do 10.º assalto.

Berlanga, que foi advertido por uma cabeçada intencional, continuou desafiador, provocando Alvarez quando saíram para o 12.º assalto.

Mas o porto-riquenho-americano, que iniciou a sua carreira profissional com 16 KO consecutivos no primeiro assalto, não conseguiu encontrar o golpe de misericórdia que tinha previsto.

O experiente Alvarez pressionou-o desde o início e Berlanga pareceu hesitante nos dois primeiros assaltos, quando foi repetidamente encurralado.

Tentou responder no terceiro assalto, depois de Alvarez ter acertado uma direita na cabeça, mas um gancho de esquerda devastador de Alvarez mandou-o ao chão. Berlanga bateu com as luvas enquanto se sentava na lona e saltou rapidamente.

Berlanga não teve resposta enquanto Alvarez o atacava com golpes corporais debilitantes, ronda após ronda.

"Estive bem", disse Alvarez, que venceu o combate com uma pontuação de 118-109 por dois juízes e 117-110 pelo terceiro.

"Melhor lutador do mundo"

"Agora o que é que eles vão dizer? Que luto com lutadores mais novos? Antes diziam que eu lutava com lutadores mais velhos. Agora o que é que eles vão dizer? Estão sempre a falar. Sou o melhor lutador do mundo", acrescentou Alvarez, que melhorou para 62-2-2 (39 KOs) e manteve os seus cinturões da Associação Mundial de Boxe, do Conselho Mundial de Boxe e da Organização Mundial de Boxe.

Alvarez foi destituído do seu cinturão da Federação Internacional de Boxe em julho, quando optou por enfrentar Berlanga em vez do desafiante obrigatório da IBF, William Scull.

Isso foi irrelevante para a multidão partidária de mais de 20.000 pessoas na T-Mobile Arena, onde Alvarez conquistou mais uma vitória no fim de semana do Dia da Independência do México - um feriado que ele fez seu, juntamente com o Cinco de Mayo.

"Significa muito", disse Alvarez.

"É uma honra para mim representar o meu país neste dia. Sinto-me orgulhoso por isso", acrescentou.

Berlanga, 27 anos, caiu para 22-1. Quando soou o gongo final, os lutadores abraçaram-se.

"Eu estava a dizer-lhe que ele é o meu ídolo", disse Berlanga.

"Desde miúdo que o admiro", assumiu.

Foi a quinta vitória consecutiva por pontos para Alvarez, cuja última vitória dentro da distância foi um KO no 11.º round de Caleb Plant em novembro de 2021.

Mas foi a quarta luta consecutiva em que Alvarez marcou um knockdown.

O campeão de quatro divisões, que foi acusado de evitar a estrela em ascensão David Benavidez, disse que levaria algum tempo para refletir sobre o que vem a seguir para ele.

"Agora vou descansar com a minha família e depois vou decidir", disse.

Na eliminatória, Erislandy Lara manteve o título mundial de pesos-médios da WBA ao derrotar Danny Garcia por imobilização ao nono assalto.

O ritmo lento da luta atraiu vaias do público, mas o canhoto cubano de 41 anos, Erislandy, acertou um direto de esquerda que deixou Garcia de joelhos no final do nono round.

Quando o assalto terminou, o pai e treinador de Garcia, Angel, pediu que o combate fosse interrompido.

"Eu levei-o à escola", disse Lara, que melhorou para 31-3-3 com 19 KO.

Garcia, a lutar pela primeira vez desde julho de 2022, caiu para 37-4 com 21 vitórias dentro da distância.