Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Boxe: Helenius suspenso por dois anos por ter falhado um teste antidoping antes do combate com Joshua

Helenius (L) em ação contra Joshua
Helenius (L) em ação contra JoshuaReuters
O finlandês Robert Helenius foi banido por dois anos devido a violações da regra antidoping (ADRVs) pela presença e uso de uma substância proibida para sua luta contra o britânico Anthony Joshua em agosto de 2023, disse o UK Anti-Doping (UKAD) na sexta-feira.

O ex-campeão mundial de pesos pesados Joshua venceu o substituto Helenius com um único soco no sétimo round na Arena O2 de Londres.

Mas a amostra de Helenius de um teste voluntário de drogas no dia anterior ao combate deu positivo para clomifeno, que o pugilista finlandês disse poder ter origem no consumo de ovos e frango.

Helenius, atualmente com 40 anos, foi suspenso provisoriamente e a UKAD afirmou que o pugilista não conseguiu provar que "os ovos e a carne de frango que consumiu antes do combate eram provenientes de galinhas às quais tinha sido administrado clomifeno".

"Helenius não conseguiu identificar a fonte de clomifeno na sua amostra e, por conseguinte, não pôde reduzir o período de inelegibilidade aplicável de dois anos", acrescentou o UKAD.

No entanto, o UKAD afirmou que, uma vez que Helenius foi provisoriamente suspenso em 18 de setembro de 2023, já cumpriu 10 meses da sua proibição, que expirará em 17 de setembro de 2025.